Presídios: Solução ou a perdição?
Os presídios de praticamente todo o Brasil estão totalmente defasados, superlotados e sem a mínima condição humanitária de cumprir o seu papel de socializar o preso.
Essa é a razão de nossos presídios. Diferentes de outros lugares do mundo onde a prisão é punitiva e por consequência é a privação total de liberdade e direitos, no Brasil a ideia que temos de presídios, pelo menos aos olhos da legalidade é ressocializar, transformar o preso para que ele possa no futuro voltar ao convívio social.
Hoje nossa população carcerária é de mais de meio milhão de pessoas, e desta uma grande parte, talvez a maioria não tenha nenhum pouco de vontade de ser reintegrado na sociedade, muito pelo contrario, quando sair voltará cometer delitos, talvez mais graves que os primeiros e por consequência tem uma tendência de voltar para as cadeias superlotadas.
Por outro lado há dentro dos presídios pessoas boas, honestas e eu me arriscaria a dizer que até honrosas, pessoas que não são más, apenas fizeram algo mal, muitas vezes contra a própria vontade ou por vontade própria, mas na ignorância do erro acertado, e por isso estas certamente não voltarão para o crime depois de sair e merecem a chamada ressocialização que a nossa lei prega.
No entanto quem paga a conta do preso é a sociedade brasileira, ou seja as próprias vitimas através de seus impostos estão pagando pela estadia daqueles que ontem cometeram delito contra si. O nosso estado é dependente de seus indivíduos então não há como mudar esta questão.
Os presos precisam de estrutura mínima para sobreviver mesmo que fora convívio social com o mínimo de dignidade, conforto e ter chances de mudar, no entanto os livres aqueles que pagam os impostos em dia, aqueles que bancam essa maquina sistemática de nosso país também tem os mesmos direitos.
É inadmissível pensarmos que os presos estão sofrendo, e fecharmos os olhos para as pessoas que trabalharam durante cinquenta anos em beneficio desse país e hoje são obrigados a sustentar-se com um salário mínimo em um país onde um plano de saúde decente o leva metade desse valor.
Não podemos admitir que os presos tenham direito ao voto quando nossas crianças não tem direito de ir e vir sem quem os pais morram de preocupação pelo que pode acontecer em cada esquina.
Não podemos admitir certas coisas. Não defendo a desumanidade contra os presos, de modo algum quero que a prisão seja o inferno que é hoje, somente não admito que o dinheiro do imposto que eu pago esta indo para a reforma de um presidio enquanto a escola que meu filho estuda esta cheia de goteiras e transformada numa boca de fumo.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 07/05/2012
Código do texto: T3655507
Classificação de conteúdo: seguro