ELEIÇÃO COM BAIÃO!

É cair no lugar comum afirmar que o brasileiro gosta de deixar para fazer algumas coisas na última hora. Não nasci no Uruguai, nem no Canadá e muito menos tenho a precisão suiça ou pontualidade britânica. Aos "44 do segundo tempo" e uma fila a perder de vista nas primeiras horas do dia, lá estou; impaciente como de costume nessas situações. Depois de o sangue circular mais devagar, vou me adaptando à situação e observando as pessoas a minha volta. Minha esposa veio fazer-me companhia talvez por saber que eu jamais ficaria tanto tempo na maldita fila, uma vez que já havia desistido em dia anterior. A transferência do título de eleitor para um local de votação mais próximo de minha casa, iria tornar a obrigação eleitoreira mais fácil. Além do mais, uma praça postada bem na frente do colégio onde vou sufragar meu precioso voto, era convidativa para os comentários posteriores à eleição.

O múrmúrio e o caminhar indo e vindo dos transeuntes nos corredores do ginásio de esportes, local determinado pelo TRE para os retardatários, era intenso. Máquinas de xerox postadas estrategicamente por alguns empreendedores, nos arredores do dito ginásio para faturar uns trocados, não paravam de trabalhar. Alguns mais esquecidos ou imprudentes deixaram de levar alguns documentos exigidos e toda sorte de situações a interferir no processo.

Lá pelas tantas, quando o desejado documento já estava quase nas mãos, uma senhora posicionada logo à minha frente, estava com o celular grudado no ouvido dando instruções provavelmente para seu filho.

- Coloca um pouco de sal no arroz, depois mistura o feijão.... etc.

Deduzi pela conversa que poderia ser uma receita de baião de dois(prato típico nordestino) para o almoço. Dedução essa ratificada pela própria, quando em dado momento deu uma preciosa dica para o filhote:

- Quando tiver quase no ponto, RELA um pouquinho de queijo que vai ficar uma DELIÇA! Vou chegar com muita fome em casa!

Pronto, depois destas preciosas dicas o baião estava nos padrões internacionais da cozinha cearense. O português poderia ser melhor, mas a receita era boa!