Progresso necessita de mudança, mas mudança não necessita de progresso

Todo progresso necessita de mudança, mas nem toda mudança exige progresso. Apesar de conceitos sonoramente semelhantes, estes assumem aspectos diferentes, já que o progresso necessariamente gera algo favorável e a mudança abre espaço a possibilidades. Assim, através destes artifícios o homem vem buscando a solução para os seus problemas, só que ao invés de alcançar o tão sonhado progresso, este regride, ao passo que crescem as guerras, a desigualdade e a violência.

Mudança e progresso sempre foram conceitos que estiveram associados. Apesar desta semelhança estes se diferem à medida que o progresso é um derivado da mudança, e o inverso não é verdadeiro. Estabelece-se assim uma relação de dependência do ato de progredir ao de mudar. Desta maneira, podemos definir progresso como, um conjunto de mudanças que ao serem associadas, geram alguma evolução.

Desde os primórdios da humanidade, o homem vem buscando através destes artifícios, a solução para os seus problemas, os quais por este não se contentar com simples explicações, busca formulas mais complexas á sua utilização. Um exemplo clássico foi à descoberta do fogo, a qual, caso o homem se contentasse, poderia se dizer que elementos como rodas, metais e outros utensílios, não estariam presentes no nosso cotidiano.

Porém todo este progresso adquirido pode ser questionado, ao passo que crescem a violência, as guerras e outras destruições provocadas pelo homem, não só contra si mesmo, mas em relação ao meio em que vive, fazendo com que, desta maneira chegássemos à conclusão de que não houve progresso ou evolução, e sim que permanecemos estagnados, em um mundo onde os primatas continuam no controle.

Por conseguinte, é natural do ser humano buscar soluções, contrariando os paradigmas impostos, e acreditando que estamos sujeitos a um interminável ciclo de mudanças. Logo, todo progresso deriva-se de uma mudança, sendo que o inverso não é verdadeiro. Isto, somado a ruína em que se encontra o planeta, faz-nos, colocar em dúvida até que ponto existe progresso, em meio a tantas catástrofes e destruições. Assim conclui-se que “A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudança.” Henry S. Commager

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 09/05/2012
Código do texto: T3658897
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.