Perigosos equívocos ridículos

A indispensável, imprescindível e neutra Secretaria de Políticas de Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República, está com falta de trabalho ou o clima de Brasília anda fazendo mal aos arejados cérebros de seus integrantes. No afã de justificar suas funções, ao invés de localizar e procurar resolver problemas reais, vai atrás de publicidade gratuita e cria situações que, na melhor das hipóteses, são ridículas. Se não é isso, o que explica a denúncia ao Ministério Público Federal, classificando de racista o clipe “Kong”, com Alexandre Pires e Neymar?

Eu, sim, deveria processar os dois por tido que assistir o clipe e ler toda a “letra” da “canção” para escrever a respeito.

Se houvesse uma Secretaria Nacional de Combate ao Mau Gosto, essa poderia oferecer denúncia, pois a letra é dúbia e pobre, similar às centenas que grassam por aí, apelativas, que atentam contra o bom gosto, ofendem a mais básica das inteligências e desrespeitam o pouco de cultura que ainda existe.

Insinuações sexuais, “light baixarias”, piscina e muitas mulheres de biquíni. Poderia ser propaganda de cerveja. Mas, racista? Talvez tenha apenas sido um equívoco da Secretaria; aquela coisa de misturar excesso de zelo com falta de cultura e de discernimento e a necessidade de mostrar serviço, mas foi um equívoco ridículo e que abre um precedente perigoso, muito perigoso.

Combate-se o racismo com ações positivas e não com pretensas “proteções” que colocam o protegido em situação humilhante. Denunciar discriminações por conta da cor da pele, nível social, religião, nacionalidade ou seja lá o que for, dar oportunidades iguais, sem privilégios de qualquer espécie, nem para tentar corrigir incompetências passadas, presentes ou futuras, como acontece com o sistema de cotas, por exemplo, são ações que promovem a integração e a justiça; já, palhaçadas são apenas palhaçadas.

E quando Alexandre Pires cantou para Bush, que, dizem as más línguas, tem o QI por volta de 45, mas deve ser apenas calúnia invejosa, alguma secretaria dessas de defesa tomou alguma providência? Nem a CIA se pronunciou!