Um típico almoço de domingo

Juntar a família para um tradicional almoço de domingo é motivo de festa. Ainda mais quando a família é de descendência italiana. Você deve imaginar, festeiros como eles só, não é preciso uma data especial para se reunirem ao redor de uma mesa, para conversar, cantarolar e apreciar a comidinha da nona. Pratos tradicionais e bons vinhos não podem faltar, tudo preparado muitas vezes na véspera do encontro.

Durante o preparo da comida, muita agitação na cozinha, riso alto, conversa descontraída, que para os desavisados pode parecer até discussão. A matriarca, geralmente no controle de tudo, é auxiliada por outras mulheres, que respeitam sua experiência, enquanto os homens, não menos envolvidos nas tarefas, preparam bebidas, distraem as crianças num bate bola.

Reunir a família ainda é, para muitas famílias tradicionais, muito mais que estar próximo uns dos outros, é um momento em que se sente realmente parte de algo que fundamenta todas outras áreas da vida. Ser família é manter laços, rituais, não apenas por tradição, mas pelo desejo de seguir passos de seus ascendentes, pessoas que firmaram os valores familiares de educação, honestidade e, sobretudo união.

Entre massas, vinhos e danças, a família italiana resgata sua cultura e protege as tradições dos conceitos de individualismo tão comuns nas famílias modernas. Durante o almoço o pai assume seu lugar à mesa, mas ninguém questiona se esse ou aquele lugar é o mais importante, porque nessa família todos têm seu lugar. E todos se sentam, servem uns aos outros, conversam sobre tudo (num ritmo acelerado, bem verdade) riem alto, discursam. Todos têm seu espaço, sua fala, sua importância.

Nem todos domingos são assim, nem precisa, basta saber que se tem um espaço na família. Um lugar onde se é esperado, recepcionado e acolhido por pessoas que realmente lhe querem bem. Festejando ou brigando, família é sempre sinônimo de almoço aos domingos. Que o diga a minha, que descende de italianos!

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 01/02/2007
Código do texto: T366161