TRABALHO VOLUNTÁRIO

Sempre acreditei na força do trabalho e que grandes obras nascem de pequenos gestos. É importante incentivarmos e valorizarmos o trabalho daqueles que, com coragem e desprendimento, cumprem seu papel na nossa sociedade, através do trabalho voluntário.

São heróis anônimos que agem nas madrugadas frias levando agasalho e calor humano aos que moram nas ruas; gente simples que ajuda no que pode quando acontecem dolorosas tragédias, doando alimentos, reconstruindo casas, confortando o irmão; pessoas comuns que clamam por justiça e solidariedade, que não ficam de braços cruzados diante da TV, culpando o governo por tudo o que é feito ou não é feito. Visitam hospitais, sobem favelas, ensinam gratuitamente, doam seu tempo, sua vida e seu coração àqueles que muitas vezes já não tem mais nada a perder. Pessoas que chamam de irmão todo aquele que cruza seu caminho, ainda que o Deus, a cor ou a condição social sejam diferentes.

Penso que gente assim é inconformada. Longe dos idealismos, põem mesmo a mão na massa e fazem acontecer. Reconhecem sua responsabilidade, por isso lutam pelos seus direitos e dos demais, exercem sua cidadania promovendo a paz e a igualdade, permitindo o acesso à educação, lazer e cultura para todos. Esse é o voluntário: alguém que quer servir, não pelo brilho dos aplausos, mas por saber que um país não se constrói sem solidariedade, e que o bem maior sempre prevalece sobre as injustiças e as desigualdades sociais.

Parabéns a todos os que trabalham pelo exercício da cidadania brasileira.

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 01/02/2007
Código do texto: T366164