HISTÓRIAS PARA CONTAR

Quem não tem uma história para contar? Uma experiência de vida, um conto de fadas, “causos” da vida cotidiana... Sempre gostei de histórias. As minhas e as dos outros. Sou uma fiel observadora da rotina alheia. Detalhista por natureza, desde a minha infância acumulo amizades passageiras ou duradouras, fontes de muitos contos e crônicas, fatos que até mesmo desconhecidos me relatavam, e eu por não confiar em minha memória, terminava por escrever e eternizar.

Não pensem que eu não sou fiel aos personagens e seus anonimatos. Na verdade, muitos ao lerem tempo depois meus escritos, nem imaginavam que eu falava deles mesmos. É bom mergulhar no universo de cada um deles, de seus amores complicados, sonhos desfeitos pelo tempo, lembranças, esperanças... E depois de muito me perguntar porque tantos me contavam suas histórias, hoje descobri que era para que um dia alguém as lesse através de mim. E se visse um pouco Deus, dando um final feliz a cada uma delas, ou simplesmente reescrevendo seus finais de tempos em tempos.

Certa vez li que, para os índios navajos, o que determina o valor de uma pessoa são as histórias e canções que ela sabe, e é esse conhecimento da vida que a sintoniza à história dos demais. E como é bom ouvir histórias, não só dos sábios ou mais experientes, mas também de gente simples, das crianças descobrindo a vida. Já reparou como certas histórias mudam nossa forma de pensar e até mesmo de viver? Por isso penso o quanto é importante partilharmos nossas páginas de vida com as pessoas, sem distinção, pois a partir daí criamos laços e afinidades com elas. Quando escolhemos alguém para nos ouvir é porque queremos estar perto dele, além do mais uma boa história alegra o coração, cura feridas, reanima o interior, energiza o ambiente e une as pessoas.

Escreva sua história e deixem que todos a conheçam, pois nosso maior contador de histórias subiu montanhas, caminhou desertos e cruzou mares levando a quem quisesse ouvir suas palavras de paz, conforto, fé e alegria. Nossa vida é um livro e o que dá sentido a cada página é o amor com que as escrevemos.

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 01/02/2007
Código do texto: T366167