DÍVIDAS E DÚVIDAS

Pensemos que muitas pessoas neste mundo capitalista em que estamos inseridos através da globalização estão endividadas. Com a estabilidade da economia brasileira o crédito pessoal está sendo estimulado pelos bancos com a “facilidade” de se contrair novos empréstimos em inúmeras prestações a perder de vista, mas muitos se perdem nestas facilidades e as dívidas vão crescendo como bola de neve.

Das dívidas vêm as dúvidas: Será que quem contraiu estes empréstimos consegue pagar as prestações em dia? Tendo em vista que não só os bancos oferecem tais atrativos, mas também as lojas em geral e as operadoras de cartões de créditos. Tudo isto é muito chamativo devido às prestações de valor ínfimo, até aqui tudo bem prestações baixas isto é muito bom, mas quando se consome muito em lojas de eletrodomésticos, financeiras e hipermercados que bombardeiam nossa casa através da televisão e do rádio o dia todo e à noite no horário nobre, tendo em vista que muitas das vezes acumulamos dívidas de cheque especial, empréstimos, faturas de cartões de crédito e muitas outras, onde as pessoas se perdem num emaranhado de contas a pagar muito maior do que o orçamento mensal.

Enquanto países da Europa estão “quebrados” e em recessão como é o caso da Grécia, Portugal e Espanha, assim também ocorre nos Estados Unidos da América uma recessão muito grande! Aqui no Brasil a economia se consolida e a cada dia o real está valorizado em relação ao dólar que cai a cada pregão nas bolsas de valores, isto facilita os bancos a emprestarem dinheiro e a abertura de crédito ficou mais fácil, portanto as dívidas de cunho pessoal também crescem junto com a economia do país.

Dívidas que geram muitas dúvidas, isto se torna comum entre milhares de brasileiros, mas com toda certeza o que temos que tomar cuidado é com os gastos acima do nosso salário e não comprar coisas sem que sejam essenciais, ou as chamadas compras supérfluas. Segundo os entendidos deste assunto, os economistas, a dica pra não termos dúvidas se vamos conseguir pagar as dívidas é: Economizar sempre, poupar quando puder, continuar trabalhando, pois como diz o velho ditado: "O trabalho honrado tudo vence''!

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 11/05/2012
Reeditado em 24/05/2012
Código do texto: T3662351
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.