2012 E O SORRISO DOS INOCENTES

 

 

Dos textos postados em minha escrivaninha, “2012 – Uma Odisséia no Espaço” foi, sem dúvida, um dos raros a encontrar boa receptividade dos leitores.   Texto despretensioso, marcado por pequenas ironias quanto às previsões do final dos tempos, recorrentemente preconizadas para acontecer em 21 de dezembro deste ano.  Certamente o título chama mais atenção que propriamente o texto.

(2001 – Uma Odisséia no Espaço, filme baseado no livro de Arthur Clarke, prenuncia a conquista espacial; filmado no fim da década de 60, transformou-se num marco do cinema de ficção científica.)

Pois bem, todas as previsões fazem coro a cataclismos provocados por perturbações siderais de caráter punitivo ou ocasional. Será?

Dia desses, sentei-me frente ao computador tendo meu netinho de seis meses ao colo. Mostrava, a ele, as maravilhas de um vídeo tendo ao fundo a suavidade confortante da música de Ernesto Cortazar.  O gurizinho ria que gargalhava com tudo aquilo.

Ora! Diante àquele sorriso franco e iluminado brotou-me a inquestionável certeza: nada de mal pode estar reservado ao homem aqui na terra! Enquanto existir luz e inocência nessa mostra radiante de alegria que as crianças demonstram, estaremos resguardados de possíveis acidentes de devastação global. É uma forte intuição.

Que deus insensível e louco seria capaz de tal proeza?

Que força descomunal, cruel e obscura ousaria desfechar tal  cataclismo?  

É verdade que a humanidade está a precisar de boas lições de fraternidade em todos os sentidos, porém, a maldade dos adultos certamente será lavada e levada nos sorrisos de todas as crianças; os erros e os crimes hediondos contra o planeta e contra tudo e todos em geral, serão relevados e recuperados pela inocência dos pequeninos; esta, a verdadeira e real mudança que imagino  haverá!

Não creio em nenhum deus irado e vingativo que alguns pregam; A Luz do Amor Maior (se é que posso concebê-Lo assim) conhece seus filhos, suas virtudes e seus defeitos; a senda da perfeição é extensa, dura, portanto tolerante.

Se já tivemos Luminares a nos mostrar o caminho, outros poderão vir e repetir seus ensinamentos até aprendermos que somos filhos da luz, seres fraternos que, um dia redimidos,  comporemos o corpo místico de um verdadeiro Deus.

Portanto, sorria, meu neto, sorria, temos tempo para isso; seu sorriso é uma das garantias para todos nós!

imagem:  Rafael Moura Bento