CRÔNICA DE MANAUS

Gente, eu tenho viajado muito. Decidi incluir neste espaço algumas crônicas do que vejo nestas viagens. A última foi em Manaus em Junho último, onde estive em depois de muitos anos. O calor lá é conhecido e é tema recorrente entre os moradores, mas somente indo lá para sentir a barra.

Aluguei um carro e deixei-o na rua por uns momentos para fazer uma visita a um cliente, quando voltei, quem disse que conseguia entrar no carro? Nem segurar no volante conseguia. Liguei o ar no último, abri as quatro portas e deixei o bicho resfriando por uns bons minutos para poder voltar a dirigir de novo. Nunca vi nada igual. Desisti do carro!

Disseram-me que a temperatura no verão chega aos incríveis 50 graus durante o dia. Epa, verão? Eu perguntei incrédulo ao meu amigo manauara.

Que verão? Por acaso vocês tem inverno aqui? Ele desconversou e disse: - Bem, o que há mesmo é a estação das chuvas em Maio onde o clima é mais favorável, mas que ainda assim era quente. Conclui então, que na verdade Manaus só tem duas estações. A estação quente e a estação mais quente!

Se você quiser descobrir algo sobre algum lugar, fale com os motoristas de taxi. Eles sabem tudo e tem aquela fina ironia com que encaram o trânsito, a vida e as dificuldades do dia a dia, sempre temperadas com um rico humor que os ajudam a navegar no caos das grandes cidades, conhecem os detalhes e atalhos e traçam uma visão pitoresca da realidade local.

Um deles me disse, quando perguntado sobre o calor local, que em Manaus, os urubus voavam com uma asa só.

Ingênuo eu perguntei, se era para economizar energia. Ele me responde com um sarcástico, NÃO! E arrematou :

- É que com uma asa ele voa, com a outra ele se abana!

Completou dizendo que quando tem apagão na cidade, que é frequente, o jeito é ir pro Shopping, que tem geradores próprios, se não tu morre assado!

Com seu senso de humor concluiu : Aqui em Manaus você não pode esquentar a cabeça, não. O miolo ferve rápido.

Pelo sotaque notei que ele não era um local. Confirmou-me que tinha vindo do Piauí.

Eu disse-lhe surpreso :

-Então não devias sentir o calor. O Piauí também é quente, não???

-Ele responde enfático, com ar saudoso :- Nãão, o Piauí é fresquinho!

Notei que a maioria das casas tinham ar condicionado, mesmo as mais humildes. Me lembrou os EUA. Eu perguntei a um motorista como faziam os pobres que não podiam comprar um ar.

Ele responde : Vichê...é difícil! O camarada compra uma tina, (Me explica que uma tina é um barril de plástico) enche ele de água e fica só com a cabeça para fora e ainda pede para mulher ligar o ventilador na cara.

Diante de tudo isto, no avião de volta, fiquei imaginando que os testículos são os únicos órgãos do corpo masculino, que mantém temperatura constante. Assim no frio, se aproximam do corpo pra se esquentar e no verão se distanciam. Com minha imaginação à solta, conclui, que em Manaus, se os homens andassem nus, como recomendaria o clima, eles correriam o risco de serem pisoteados. Avestruz!!!

Celio Govedice
Enviado por Celio Govedice em 12/05/2012
Reeditado em 01/12/2019
Código do texto: T3663378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.