As mães sabem tudo

Ninguém conhece melhor o homem que a sua mãe. A ligação entre o individuo com a sua progenitora é incrivelmente inexplicável ao ponto das mães saberem exatamente o que esperar de seus filhos, saberem o que eles estão sentindo sem que eles falem nada.
Um dos grandes gênios da humanidade chamado Arthur Schopenhauer tinha sérios problemas com sua mãe, mas nem por isso ela desconhecia o seu filhos. Ela sabia exatamente quem era o seu menino, conhecia as entranhas de sua alma, como mostra uma carta que ela mandou para o filho quando este ainda era jovem e ainda não tinha rompido com Johanna, a mãe de Schopenhauer:
“Tu não és um homem mau, não estás desprovido de inteligência, nem de educação, em suma, dispões de tudo que poderia fazer de ti um modelo e exemplo para a sociedade humana. Conheço muito bem os teus sentimentos e sei que existem poucos melhores do que tu, mas és também aborrecido e insuportável em outros sentidos e acho muito difícil conviver contigo. Todas as tuas boas qualidades são empanadas porque te julgas ‘esperto demais’ e essa arrogância não te serve para nada nesse mundo, simplesmente porque não podes controlar essa tua mania de querer saber mais do que os outros, de encontrar defeitos em toda parte, menos em ti mesmo, de querer controlar tudo e de te achar capaz de melhorar as pessoas com que te relacionas. Isso serve apenas para exasperar os que se acham ao redor de ti, ninguém está interessado em ser assim ensinado e melhorado de uma forma tão violenta, menos ainda por um indivíduo tão insignificante como ainda és; ninguém pode suportar uma censura vinda de alguém que ainda demonstra tantas fraquezas em seu caráter pessoal e muito menos pode gostar dessa tua maneira de criticar os outros em um tom oracular, definindo tudo à tua maneira, sem admitir a menor objeção. Se fosses menos instruído e inteligente do que és, serias simplesmente ridículo; mas, mesmo que reconheçam tuas qualidades, continuas extremamente irritante. Os seres humanos, em geral, não se portam com maldade quando não se sentem atacados”.
Ele se tornou um grande gênio, um homem que até hoje é relevante para a humanidade, no entanto foi um homem solitário, sem amigos, sem família, sem alegrias e sem tristezas, um homem como sua mãe presumia que ele era.
Por isso filho, nesse dia das mães pare e pense nas coisas que sua mãe lhe diz. Obsoletos conselhos que muitas vezes julgas irrelevante, sem importância e que você não dá a mínima, saiba que tudo o que sua mãe diz no final das contas tem o seu teor de veracidade, esta em nós saber compreender isso. Se tua mãe não te dar conselhos peça-os, pois ela é a única pessoa no mundo que conhece as entranhas da sua alma.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 12/05/2012
Código do texto: T3664621
Classificação de conteúdo: seguro