VOCÊ É BRASILEIRO OU BRASILES, BRASILEIRA OU BRASILESA?

Neste sábado, dia 27 de janeiro p.p. encontrava-me numa roda de discussão, onde foram abordados vários assuntos.

Como não podia deixar de ser, levantaram-se certas interpretações políticas da situação atual do Brasil diante da História de Nosso Pais. Falando-se logicamente das interpretações que foram feitas no século passado sobre o Brasil Colônia. Entenda-se colônia Portuguesa até o advento da República.

Numa dada hora, certo participante achou de atacar nossos irmãos e colonizadores portugueses, afirmando que os mesmos foram mestres em denegrir nosso povo chamando-os de “brasileiros” e “brasileiras. Quando na verdade devíamos ser chamados de “brasiles(es)” e/ou “brasilesa(s)”, pois o sufixo “-eiro” significa “profissão” ou “atividade”, ou “(o) que exerce certo ofício” (Dic. Aurélio).

Alguns exemplos dados pelo tal “intelectual de esquerda (festiva?)” foram: ferreiro=que trabalha com ferro; maconheiro = que trabalha ou traficante de maconha e entre outros exemplos, finalmente: “brasileiro” = traficante de “pau-brasil”.

Tirando “franceses”, “ingleses” e outros “eses” temos cubanos, chilenos, russos, indianos, peruanos, etc. esse nomes de nacionalidades significam o que? Será que seus nomes foram denegridos com significados pejorativos? Vou fazer uma grande busca no léxico.

Será que fomos nós BRASILEIROS os traficantes do “pau-brasil”?

Ou será esta baboseira, uma forma, entre tantas, para justificar os mais cabeludos eventos de sanguessugas, mensalões, vampiros, dólar na cueca e outros dos tempos recentes?

Pobres brasileiros da planície!

Vale a pena pensar.

01.02.2007

Tadeu Costa
Enviado por Tadeu Costa em 01/02/2007
Reeditado em 02/02/2007
Código do texto: T366646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.