"ESCREVENDO SOBRE A PAZ"

“ ESCREVENDO SOBRE A PAZ”

Pediram-me, certa vez, que escrevesse sobre a Paz... (era uma amiga que, com tantos fatos tristes, ocorridos em sua vida, desabafava comigo, sempre com a mesma queixa: Ó Pai, porque sofro tanto? Quando em minha vida, vou ter PAZ? Será que só quando eu morrer?)...

Não sou psicóloga, muito menos conselheira mas , nos nossos diálogos, procurava consolá-la citando outros casos até piores que os dela, para que meditasse e concluísse que há, no mundo, muitas tragédias e sofrimentos, que, comparados com os nossos, são muito mais sofridos... Sabia-a religiosa; não entendia, então, o porque de tanto pessimismo...

Atendendo o pedido da minha amiga, pensei, de imediato, fazer uma reflexão sobre o tema... Afinal de contas, a paz é algo desejado por toda a humanidade, mas... difícil de alcançar, diria, mesmo, impossível...Mas por que impossível? Explico:

Se fosse definir a palavra PAZ, gramaticalmente, saberia que é um substantivo feminino abstrato e, como abstrato, está sempre sujeito a mutações, dependendo do local, da situação socioeconômica e cultural, podendo mudar da paz para o caos ou, para o medo, para a insegurança, etc...

Analisando mais profundamente, a paz total significa: ausência de guerras, de desavenças, de privação, de desamor, de intolerância, de inveja, de insegurança, de doenças e tudo o mais que possa nos abalar... Será que, uma só dessas mazelas, pode impedir que uma pessoa tenha paz? Acredito que sim, pois ninguém é capaz de eximir-se diante do que se passa pelo mundo... Alguns procuram disfarçar, achando que não lhes compete sofrer pelos outros... mas fica a dúvida... E se for comigo ou com minha família?... Deus me livre!!! A miséria alheia nos atinge indiretamente; não podemos ter paz, convivendo com um quadro negativo, onde predominam: a miséria, a opressão, a violência... E uma família rica, com toda a opulência e com saúde, pode viver em paz? Tenho minhas dúvidas... Imaginem o que essa família faz para manter o seu patrimônio, proteger seus filhos da violência, de sequestros, obrigá-los a andar com seguranças para todo o lado...

Os religiosos, por mais que procurem, na reflexão, a paz com Deus, não conseguem livrar seus fiéis do medo e da desventura . A oração e a fé em Deus, é o remédio, alivia...

As crianças, pobrezinhas, vivem enclausuradas em apartamentos, sem liberdade para brincar e correr, salvo se tiverem espaço para isso e olhos vigilantes para as proteger...

O mundo inteiro clama pela paz; ultimamente fazem-se inúmeras passeatas , na esperança de que os governantes lutem aguerridamente por esse tema: “A paz desejada”.

Alguns até tentam, mas a situação socioeconômica da população não atingiu, ainda, o ápice da prosperidade e, assim, os assaltos ocorrem nas metrópoles à vista de todos.

Prosseguindo, ainda neste tema, diante dessa explanação, pergunto: e a paz interior? É possível? Sinceramente, eu diria que até esta é difícil porque, como seres humanos, todos nós pecamos em algum ou em alguns momentos de nossa vida... E a culpa? Fica...

Não quero , em hipótese alguma, parecer uma pessoa negativista mas, toda a minha reflexão sobre a paz, me levou a concluir que ela pode ser efêmera, isto é, pode durar um minuto, horas, dias e até anos, mas não uma vida...

Já seria muito bom se todos pudessem desfrutar de uma vida sem violência, com dinheiro e mesa farta. Que os povos se unissem como irmãos e se ajudassem uns aos outros.

Esta, sim, é realmente, a "PAZ QUE SE PODE DESEJAR"...

Tete Brito
Enviado por Tete Brito em 14/05/2012
Código do texto: T3667700