Inusitado Encontro - Parte 1

Já havia certo tempo que sentia precisar, e muito, do que ocorrera naquele dia. Claro que foi um tanto quanto inusitado e assustador. Mas no final das contas ajudou-me a clarear e reorganizar minhas ideias a respeito de minha própria vida. Não passou de um sonho, mas esclareceu muito das dúvidas que ainda teimava em permanecer.

Era uma noite tipicamente de outono. Céu estrelado, lua nova, vento gelado. Estava caminhando, pensando em minha vida e em tudo que vivera até então, quando passei por sobre aquela avenida movimentada até demais para o horário. Naquele viaduto em questão, debrucei sobre a ponte e lá fiquei por um bom tempo. Até que aquele menino parou ao meu lado, me deixando perplexo com sua presença.

-Q-quem é você?

-Como assim quem “sou eu”? Creio que seja eu quem deva fazer essa pergunta. QUEM é você? O que está fazendo com a minha vida? Com meus planos e sonhos?

-O que faz aqui? De onde veio? De que quer me acusar? O que pretende jogar na minha cara?

-Uma pergunta de cada vez. Mas vamos lá: talvez eu tenha saído de sua mente. Não pretendo te acusar e nem jogar nada na sua cara. Apenas preciso saber o que está fazendo com tudo o que um dia eu planejei que fosse acontecer e sem pensar você permitiu que fosse alterado?

-Não permiti nada. Meus sonhos continuam tão vivos como antes. Talvez a vida não me permitiu realizá-los. Hoje é tudo mais difícil do que essa época da qual você chegou. Para me assombrar? Não sei. Talvez para me perturbar ainda mais.

-Ah, então você vai culpar a vida por seus fracassos? Vai culpar quem mais por sua falta de maturidade? As outras pessoas? Ou todas aquelas que você deixou que se afastassem de sua vida? Aquelas pessoas que eram tão importantes pra mim e agora se encontram cada vez mais distantes? Tudo isso que hoje acontece contigo você é o único responsável.

-E você pensa que não sei? Essas pessoas que me acusa de ter afastado seguiram seus caminhos. E não poderia obrigá-las a permanecer ao meu lado. Tudo é mais complicado pra mim do que pra você. Por que eu sei, e você sabe bem, que quem certo ou errado, está conduzindo essa longa caminhada é meu presente. São meus atos. Querendo ou não tive que amadurecer, seguir outros caminhos e tentar de alguma forma conquistar o que você gostaria. Mas não temos total controle sobre nossas vidas.

-Controle? Você quer vir me falar de controle? Já sei, acha que poderá continuar manipulando as situações a seu favor e encontrar culpados por tudo que tem perdido, tudo que tem deixado simplesmente passar. É somente você quem tem de reagir e resgatar o que eu fui. Esse passado assombroso você sabe que me assusta. Como eu sei que não poderá esquecer. Mas de alguma forma você é quem tem que aprender com ele. Tentar extrair algo de positivo para não permitir que eu definitivamente suma de sua vida.

-Isso é impossível. Nunca imaginei que isso algum dia fosse acontecer. Mas aqui estamos nós nos confrontando. Como numa batalha em que se espera que vença o melhor. Mas como duas pessoas maduras e inteligentes podem se confrontar esperando que haja um vencedor? Não há como se alterar tudo o que passamos, cada um ao seu tempo. Não podemos prever o que acontecerá daqui em diante. E se de repente estivermos eu e meu futuro talvez nem tão distante, numa conversa tensa como temos agora? O que ele falaria? Como será que tentaria me defender? Que argumentos usaria para tentar provar que o possível foi tentado, mas nem sempre é o suficiente?

-Argumentos? Você não precisa de argumentos. Precisa de ação. Precisa redescobrir toda essa força que há dentro de si. Que eu deixei que ficasse sempre tão presente. Embora em alguns momentos adormecidos e até esquecidos. É você quem tem que lutar por tudo aquilo que eu sonhei um dia. Quantas e quantas vezes notei que chorava por uma lembrança dolorosa de tudo que eu passei. Mas isso é que deveria estar no passado. Não consegue enxergar que tudo foi necessário que acontecesse? Que ninguém pôde impedir? Ao invés de se apegar a novos sonhos e metas, a resgatar esses sonhos perdidos, você teima em ficar preso ao passado. Sofrendo por algo que já deveria estar apagado. Talvez seja por isso que hoje estou aqui. Para abrir seus olhos e não permitir que acabe com essa vida que tem tudo para ser promissora. Só depende de você. Lembre-se que estou sempre vivo, dentro de você. Talvez precise se lembrar dessa criança que vive sempre presente em suas lembranças e extrair essa força que sabe que precisa para encarar a vida e seus acontecimentos. Não vou falar mais nada, somente você é quem pode descobrir o que tem de fazer. Meu tempo já passou, tive que amadurecer e me transformar no que enxergo agora. Mas preciso te ajudar a evitar um fim desnecessário. Continuarei caminhando contigo. Quem sabe na hora certa tudo o que eu desejo renasça. E você descubra enfim tudo o que deve fazer. Só te peço que não me deixe “morrer”. Não permita que eu seja esquecido.

-Nunca!

Ainda assustado, perplexo e muito confuso acordei. Com todos os detalhes desse “sonho” bem claros em minha mente. Disposto a mudar minha vida. A tomar outra atitude frente a ela. Devia isso àquele menino e a todos que ainda me amavam e acreditavam em mim.

14/05/2012

TJ Torres
Enviado por TJ Torres em 15/05/2012
Reeditado em 22/05/2012
Código do texto: T3668322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.