Cultura inútil?

Vejo muitas crônicas e textos por aí manifestando desapreço acerca das programações das televisões em geral, em uma verdadeira repetição de professores do ensino médio... São usados termos, para referendar que a cultura transmitida na televisão, é uma cultura inútil, ou outros termos pejorativos...

E, afinal, existe cultura inútil? E o que seria, então, cultura? Vou me apegar aos termos que existem na Antropologia, para tentar definir, em poucas palavras, a acepção “cultura”... Cultura é algo que é cativo, algo que é cultuado por um povo, ou por um grupo de pessoas... Cultura é a cara de um povo, de uma nação, com as suas manias, com os seus gostos, com as suas preferências, com as suas religiões, e até com o temperamento geral das pessoas. Cultura não é educação, cultura é o modo de ser de cada povo, e de seus hábitos... Não existem, do ponto de vista antropológico, cultura inferior, nem cultura superior... O que existem são pessoas com maior grau de instrução, ou com menor grau...

O povo do Nordeste não tem cultura atrasada, nem o povo dos Estados Unidos tem uma cultura avançada... Podem ter mais educação e mais tecnologia, mas, o modo de ser de um país muda para com de outro, ou de um Estado para com outro de nosso País...

Então, forte nesse diapasão, vemos que as exibições das televisões não demonstram o nível de educação de um brasileiro, mas a sua preferência cultural, as suas manias e seus gostos... Culturalmente, a programação da televisão não é má, nem de baixa qualidade, porque, conforme instei, por linhas outras, não existe cultura inferior, nem cultura inútil...

Se as pessoas gostam de ver apelo sensual na televisão, ou forte apelo à violência, ao carnaval, e a outras coisas, tais como os programas de “reality show”, então isso seria a nossa cara, a nossa cultura e a nossa preferência nacional... Não há nada a que ser fazer com isso, nem procedem as críticas, aquelas famosas críticas, e mal-formuladas, por professores de ensino médio não preparados e desinformados...

Agora, procedem as críticas que a nossa programação televisiva é pouco informativa e desinteressada para com a instrução e para com a formação intelectual das pessoas... De fato, as nossas televisões não têm interesse em formarem mentes pensantes, críticas e preparadas para o dia-a-dia, no sentido de reivindicar direitos e estarem conscientes das obrigações... Cultura, ou gostando, ou não, ou com forte apelo sexual, ou abusivo, vende e rende IBOPE nas telinhas, o que não se vende são educação, nem informação de qualidade, isto sim, está carecendo, e muito, nas nossas grades televisivas...