Certo ou Errado

Alguns filósofos, pensadores, formadores de opinião dizem que de uma ou outra forma, estamos sempre onde escolhemos estar. Será?

Se eu analisar as muitas escolhas que fiz em minha vida, eu deva mesmo concordar com eles. Até mesmo em situações diversas em que somos obrigados a agir de uma ou outra forma, sem termos consciência de como isso se acarretará em nossas vidas, ainda assim somos responsáveis pelos resultados dessas escolhas.

Será certo culpar alguém que nos coagiu a escolher?

Será errado acusar tal pessoa pelas consequências que esta escolha sofrida sob coação psicológica ou física, tenha lesionado em nossa maneira de viver?

Certo ou errado condenar alguém por seu sofrimento, por sua impossibilidade de voltar a ser e ter a vida de outrora?

Se é certo ou errado na verdade não é algo que se possa dizer, mas pode-se dizer quão difícil é olhar para traz e ver-se normal, ativa, capaz de realizar sonhos, de ser alegre e ter perspectivas de uma vida saudável mentalmente, espiritualmente e físicamente, e após voltar os olhos para o presente e notar que a realidade é totalmente contrária a tudo o que os seus olhos contemplavam lá atras, antes de todo o ocorrido e suas consequências tão dolorosas e marcantes.

Certo ou errado é o questionamento que surge diante da crescente vontade de poder ser o que nunca mais se poderá vir a ser novamente, ou seja FELIZ. Porque a FELICIDADE se resume em amar-se, aceitar-se humana, e aceitar-se humana é também aceitar-se condicionada ao erro, a fragilidades,a fraquezas.

Será certo ou errado acusar alguém por sua infelicidade quando você sabe que esse alguém usou de sua fragilidade, quando você sabe que essa pessoa te coagiu e te fez fazer algo que te levou ao martírio eterno. Hummm....?

Pergunta perniciosa... pergunta com dupla resposta...pergunta com inumeros estudos mas com infinitas ausências de exatidão. Filósofos e mais filósofos, de séculos e séculos, de gerações e gerações, de culturas e mais culturas, de classes e mais classes sociais, de várias etnias e raças que discutem, ampliam os pensamentos, elevam a questão a patamares subliminares e nada.... nada.... nenhum consenso comum, apenas conjecturas, apenas frases incompletas, desconexas e infundavelmente jogadas ao ar para que sejam discutidas, para que sejam outorgadas de qualquer afirmatção concreta.

Será que estaria certa eu, ou errada se afirmasse: Sou infeliz a partir do momento em que cedi a suas chantagens para ver-me livre do momento e para não mais estar a fazer o que eu não queria fazer. Ceder foi uma escolha então sou culpada. Sou eu a única culpada por eu ser infeliz?

Não sou feliz por sua culpa. Certo ou errado?