EDSON18.05.2012
           e-mail: edsongf@faced.br


Foto Luciano Antunes


Maria Lúcia, Dayse, Martha, Deyla, Dulce e Marisa Rodrigues Álvares


 
Praça
 
Hoje, será reinaugurada a Praça Gov. Benedito Valadares, mais conhecida como Pracinha do Santuário, cujas reformas ficaram na responsabilidade da GERDAU. De acordo com Conceição Maciel, o arquiteto Aristides Salgado dos Santos acompanhou as obras. Haverá apresentação do Grupo de Choro, de BH, cortesia da Secretaria de Estado da Cultura (leia-se secretária Eliane Parreiras) conseguida pelo clã Campos Soares, membro da Comissão do Centenário e Secretaria Municipal de Cultura.  Agora, depois de entregue, aguardamos que tanto a Prefeitura e a comunidade em torno adotem a praça para que ela não seja destruída por vândalos.

 
Lata d´água
 
Outro dia, observamos, novamente, na Av. Sete de Setembro, no bairro Afonso Pena, na descida para o bairro Bom Pastor, o escoamento de água durante um final de semana. Vira e mexe, aquele trecho está todo molhado e a gente pergunta o porquê de não sanarem o problema
.
 
Museu
 
Até hoje, não entendemos o porquê não fundaram o Museu do Ferroviário em Divinópolis. De acordo com a dama Clio Coelho Ferraz, várias e várias e valiosíssimas peças foram doadas pela Rede Ferroviária Federal para instalação do museu e foram guardadas, pelo que parece, no Arquivo Público. Até hoje, ninguém fala sobre o Museu do Ferroviário e, tampouco, sobre o Museu Sacro de Divinópolis e a imagem de São Francisco de Paula, patrono de Divinópolis, continua “guardada” em Pitangui, embora nos pertença.
 

Variadíssimas
 
*** Quando se fala em Centenário, lembramo-nos do costureiro das misses Paulo Modas, pioneiro nessa área, em Divinópolis. Nosso abraço. *** Dayse Rodrigues Álvares, superintendente da SEPLAG é a aniversariante ilustre do próximo dia 26 e, hoje, com suas irmãs, enfeita a nossa coluna. Parabéns. *** A artista plástica Celeste Brandão ilustrou nosso livro “O menino do Zé” que deverá ter nova edição. Aguardem. *** Falando em Celeste, temos em nossa casa um oratório pintado por ela e vários quadros que, ao longo de nossa grande amizade, ganhamos dela, pois desde criança, frequentávamos a casa dela na Rua Minas Gerais. Nosso carinho.

 
Cooper
 
Quem faz cooper na Rua Pitangui, depois das 18 horas, principalmente, nas sextas-feiras, corre risco de morte, porque além dos pedestres, os carros estacionam dos dois lados e o tráfego aumenta consideravelmente. Além de carros nas duas mãos, existem os que, de repente, resolvem estacionar para um papinho, ignorando o trânsito. Já falamos e falamos a respeito, quando algo mais sério acontecer, quem sabe, resolvem tomar providências.
 

Daqui e de lá
 
*** Como sabemos um pouco da História de Divinópolis e não precisamos de voto, podemos registrar e homenagear, sem segundas intenções, pessoas que são pioneiros do Ensino Superior e expoentes, em nossa sociedade, nas Artes Plásticas, certo?
 
*** Falaremos apenas dos vivos ainda para que se sintam lisonjeados, começando pela Educação: Prof. José Dias Lara (FAFID, hoje, INESP) e Dr. João Meira de Aguiar (FADOM), Fernando Teixeira, Celeste Teixeira e Lúcia Rodrigues, Jadir Vilela de Souza Júnior, Antônio José Alves, Edite e Marna Nogueira (FACED), precursores do ensino universitário em Divinópolis.
 
*** Pioneiros do movimento coral: Maestrina Djanira Luiza dos Santos, fundadora do Coral Divinópolis, compositora e ex-integrante do Coral Santo Antônio; maestro Tonico Gontijo fundador e regente de Os Rouxinóis; Prof. Adércio Simões Franco e o Coral Excelsior de Poesias (extinto), maestros Lucas e Terezinha Teles Correa com Vozes em Seresta e Santos Anjos; José Carlos Gonçalves e Vox Coral,  Lou Petrus com o Cocoricoral e, mais recente, Alaor Gonçalves com o Exultate Vox.
 
*** Na Pintura, os artistas plásticos Heraldo Alvim, Celeste Brandão, Waldir Caetano, Elzalaide Newton Morais, Elisa Zappalá, Ivan Mário, Olivier Mourão, veteranos nas Artes Plásticas e, ainda, Gedley Belchior Braga, Nilton Bueno, Wilmeia Andrade Horta, Dalcy Mascarenhas, entre outros.
 
*** Na Poesia, os poetas: Adélia Prado, Lázaro Barreto, Osvaldo André de Melo, Edson Gonçalves Ferreira, Maria da Conceição Elói, Rosa de Freitas, Fernando Oliveira Teixeira, Jane France Passos Coelho, expoentes nas Artes Literárias.
 
*** Alguns grandes nomes do Teatro: Irene Silva (Primeira Dama do Teatro Divinopoliano), Antonieta Maldonado Alvim, Rosa de Freitas, Frei Leonardo Lucas Pereira, Cidah Viana, Marcos Alves, Nelson Porto, Osvaldo André de Melo, Edson Gonçalves Ferreira, Alonso Mendes, Antônio Domingos Franco, Sandra  Aparecida Soares Fagundes Camargo,Cidah Viana, Helena Alvim, entre outros.
 
*** E, na Arquitetura, o lendário Aristides Salgado dos Santos, Miriam Sena Rabelo, José Roberto Reis Saleh, Paulo Fidélis Campos Ferreira, Gilma de Souza, entre outros e, na Escultura, João Batista e Mário Teles.
 
*** É claro que gostaríamos de citar outros grandes nomes, mas por causa de espaço, limitamos aos que são considerados pioneiros em cada área e que, graças a Deus, ainda circulam entre nós.  Nosso carinho.
 

 
Alfinete
 
E a iluminação decorativa do pontilhão de ferro, hem?

 
 
Ponto final
 
*** Dia 23, às19 h, na OAB, Rua Alagoas, 60, posse de Ruy Franca na Academia Divinopolitana de Letras. Entrada franca.
 
*** Até dia 30, confira a exposição “Pedalando”, trabalhos em alambres, de José Carlos Alves, na Biblioteca Pública Municipal Ataliba.
 
*** Não deixe de conhecer o encontro das águas do rio Pará com o Itapecerica. Um bom programa no verão.


Publicado no Jornal Agora, do dia 18.05.2012
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 18/05/2012
Reeditado em 18/05/2012
Código do texto: T3674359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.