E O TROCO...

E O TROCO

O café estava cheio. Parecia que metade das pessoas que estavam no shopping naquela segunda-feira fria e chuvosa, procurava algo a mais para se aquecer. Após sair de uma loja de eletrônicos, caminhei até o café. Fui direto ao caixa. Escolhi uma xícara de chá e dois cookies de maça. Retirei da pequena bolsinha uma nota de cinquenta Reais. A moça do caixa me entregou o cupom fiscal, algumas notas de dinheiro e algumas moedas e o número metálico para que eu colocasse na mesa onde eu estivesse, para que o garçom pudesse entregar meu pedido.

Dei uma dúzia de passos, sentei-me, coloquei minhas bolsas e fui conferir o troco. Faltava parte da quantia que eu deveria receber vinte Reais. Levantei-me, fui até ao caixa, perguntei a moça: - Cadê o resto do troco, Ela respondeu mal humorada: - Eu ia levar, quando fosse até sua mesa, esqueci-me de falar.

Voltei para a mesa, esperei por mais dez minutos, de vez em quando eu disfarçava para ver se ela estava vindo trazer meu chá e os cookies. Tomei verdadeiro chá de cadeira, finalmente, depois de quine minutos veio um rapaz, entregou-me a bandeja com a água fervendo para o chá e dois cookies de maça. Olhei para ele, e perguntei: - Cadê o troco. Ele respondeu-me:

“- Troco, que troco”? Tô sabendo de nada não? A senhora fala com a caixa.

Eu estava vendo a hora que ia ficar sem meus vinte Reais, pois se sabe muito bem, que troco tem que ser conferido na hora, e reclamações posteriores podem ser desfavoráveis para quem foi chutado pelo caixa. Saboreei meu chá, comi um dos cookies, o outro guardei dentro da bolsa para levar para o meu filho experimentar. Voltei ao caixa, à moça estava atendendo, um casal. Ela acabou o que estava fazendo e me passou a nota de vinte Reais bem devagar, olhando bem dentro dos meus olhos. Eu a encarei e percebi que ela estava mesmo com raiva, de eu ter-me lembrado de pedir o que era meu de direito. Pois ela foi falando bem alto: -“Pega logo o seu troco, eu não ia roubar à senhora, não”. Ao que eu respondi imediatamente: - “Claro que vou pegar, ou você pensou que eu ia dar mole para você e deixar passar vinte Reais, se liga, você não acha que está querendo dar uma mordida muito grande no meu bolso?

Enfim, errei feio ao dar a ela o troco verbal, nem isto ela merecia. Ela mesma se entregou, declarando em alta voz sua intenção.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 18/05/2012
Código do texto: T3675003
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.