O VIGÉSIMO SEGUNDO DIA COM OS AMIGOS - “POÇOS JORRANTES DE CRISTINO CASTRO” – PARTE 29

A conversa do café da manhã de hoje foi em torno da Vegeflora. Uma das três unidades do Grupo Centroflora farmoquímica que fabrica insumos para a indústria farmacêutica. Ela está instalada na cidade de Parnaíba, no Bairro Rosápolis ocupando uma área de 40 mil metros quadrados além de 150 hectares de campo plantado.

Ela produz a pilocarpina princípio ativo utilizado na indústria farmacêutica de colírio indicado no tratamento de glaucoma. A pilocarpina é extraída da folha do jaborandi, uma espécie vegetal existente somente no Brasil e encontrada em algumas regiões do norte e nordeste, especificamente entre o Piauí e Maranhão. Mais de cem funcionários trabalham para garantir a produção mensal de 250 quilos de pilocarpina cristal puríssima que é utilizado parte no Brasil e outra é exportada para os Estados Unidos e para a Europa.

Após essa ligeira explicação fomos cumprir a programação agendada para hoje, ou seja, conhecer através de vídeo a cidade de Cristino Castro com seus poços jorrantes. O ideal seria ir “in loco”, ver de perto essa maravilha, no entanto, teríamos que percorrer muito chão porque só de Teresina para Cristino Castro dá aproximadamente 595 km e de Parnaíba para Teresina mais 320 km.

Cristino Castro é uma cidade pequena situada no sul do Piauí, próxima as cidades de Palmeira do Piauí e Santa Cruz. A grande atração da cidade são seus poços jorrantes de onde sai naturalmente água mineral de excelente qualidade e morninha, ideal pra beber e tomar um gostoso banho. É ponto turístico na cidade o banho nesses poços.

O vídeo mostrou a Praça Cristino Castro, a Matriz do Divino Salvador, hotéis, restaurantes e não podia deixar de exibir a água que jorra do solo, o orgulho da cidade que lhe deu até o título de “Capital dos Poços Jorrantes”.

No dia 12 de maio de 2012 em solenidade no Palácio do Planalto a Presidenta Dilma, incluiu a cidade de Cristino Castro no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, que prevê uma criação de uma creche modelo. Nesse programa Pró – Infância o número de vagas nas creches e escolas aumentarão e consequentemente a Bolsa Escola também.

No próximo dia 02 de junho de 2012, a cidade de Cristino Castro terá um grande evento organizado pela Cooperativa dos Apicultores do Vale do Gurguéia, pela Associação dos Apicultores de Cristino Castro e pela Universidade Federal do Piauí – Campus de Bom Jesus e Floriano e outras associações. É a IV Festa do Mel que é muito prestigiada pelo povo da cidade e pelos municípios vizinhos. Nessa festa é escolhida a Rainha do Mel.

A Capital dos Poços Jorrantes, mostra seu espírito religioso com a devoção por Nossa Senhora de Lourdes. Existe uma grande imagem da Santa na saída de Bom Jesus aonde os fiéis vão sempre orar a seus pés. O Padroeiro da cidade é Bom Jesus da Lapa e o seu dia, 05 de agosto, é festejado com uma grande procissão.

................................................................

Parte 29 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ São Miguel do Tapuio” – Parte 30. .

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 19/05/2012
Reeditado em 20/05/2012
Código do texto: T3675612
Classificação de conteúdo: seguro