Brasileirão 2012

Logo mais, às 18h30, tem início o Campeonato Brasileiro de 2012 ou Brasileirão como é conhecido, com a participação de 20 clubes. São eles: Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, Sport, São Paulo e Vasco da Gama.

Dos 20 clubes, 04 vão se classificar para Copa Libertadores da América, 08 se classificarão para Copa Sul-Americana e 04 serão rebaixados para a série B. Será uma luta acirrada do começo ao fim, tanto para a conquista do título quanto para a classificação para a Libertadores ou Sul-Americana. Os últimos colocados também lutarão para não serem rebaixados.

O Campeonato Brasileiro atual teve início em 1971, com o Atlético-MG sendo o campeão. Em 2003 passou a ser disputado por pontos corridos, com o Cruzeiro conquistando o título. São Paulo e Flamengo são os times que mais conquistaram títulos, 06 cada um.

O Brasileirão é um dos campeonatos mais disputados no mundo, com pelo menos 12 times com chances reais de conquistarem o título conforme o técnico Murici Ramalho do Santos. 17 times já foram campeões, ou seja: Atlético-MG, Palmeiras, Vasco da Gama, Internacional, São Paulo, Guarani, Flamengo, Grêmio, Fluminense, Coritiba, Sport, Bahia, Corinthians, Botafogo, Atlético-PR, Santos e Cruzeiro.

Apesar de todo o equilíbrio, ainda há muita desigualdade em relação às regiões do país. As regiões sudeste e sul são as que mais conquistaram títulos. A região nordeste conquistou dois títulos, sendo com o Sport em 87 e Bahia em 88. As demais regiões nunca conquistaram um título. Desde 2002 o título do Brasileirão tem ficado na região sudeste, com Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense.

Os times de outras regiões considerados pequenos sofrem por terem menos torcida, são prejudicados pelas más arbitragens e ainda são discriminados pela mídia. Dificilmente um time de outra região será campeão. Como se vê, não é só uma questão de estrutura dos times, mas de desenvolvimento de suas regiões, o que não deveria ser. Destarte, o título do Brasileirão deve ficar entre os grandes times da região sudeste ou sul.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/05/2012
Reeditado em 19/05/2012
Código do texto: T3676398
Classificação de conteúdo: seguro