FORÇA SAMURAI

FORÇA SAMURAI

A noite chegava e eles quase não dormiam nas ocasiões em que tinham suspeitos para prenderem. Altas horas lá iam os valentes combatentes para mais uma guerra de rua em prol da segurança da população. Guerra diferente. Era contra bandidos, traficantes e outros facínoras. Assim a população das grandes cidades paranaenses podia respirar mais aliviado. Sorrateiramente o grupo chegava onde havia pontos de vendas de drogas sem despertar curiosidades ou suspeitas. Somente agiam depois de terem certeza do que iriam fazer. Através de denúncias anônimas, montavam um esquema de investigações por diversos meios. Sabiam o momento certo de agir. “Estouraram” diversos lugares e sempre foram bem sucedidos nas operações. Composto por 50 policiais muito bem treinados. Passíveis de erros. Afinal de contas eram seres humanos e não há ninguém perfeito. Mas o curto período em que existiu o “Força Samurai” foi um sucesso total.

Se formos fazer um inventário real do que fizeram em benefício das pessoas de bens, descobriremos que foram muito mais do que nos mostram os registros. Durou desde maio de 2008 até o término em 2010. O que temos em mãos no momento nesse período foi mais de 1000 prisões; apreensão de 342 armas, 25.800 munições, resgate de 345 veículos roubados ou furtados; 13,6 toneladas de maconha; 24.132 pontos de LSD e 356 comprimidos de êxtase. Tenho certeza que esses relatos estão aquém do que realmente foi feito.

Uma verdadeira façanha. As ruas ficavam mais limpas. Bandidos eram tirados de circulação e as cadeias ficavam lotadas. A criminalidade havia diminuído consideravelmente.

Os feitos desse grupo de inteligência especial da Polícia Militar do Paraná não podem ser esquecidos nem pela comunidade nem pelos governantes. Nunca houve na história da polícia paranaense tal sucesso como foi dessa abençoada equipe. Soldados preparados para o combate. Corajosos e verdadeiros heróis. Modelo de segurança que deveria prevalecer e ser copiado por outros Estados brasileiros.

Parabéns a todos esses valentes guerreiros que fizeram parte desse destemido grupo batizado por “Força Samurai” e que escreveram uma história na segurança do nosso amado Estado do Paraná.

(Christiano Nunes)