AS REVELAÇÕES DE XUXA AO FANTÁSTICO

Fato inegável: Xuxa é um fenômeno de sucesso (já foi bem mais) que cresceu junto com nossos filhos e com o Brasil, nas últimas décadas. Lembro-me bem, quando havia infância em minha casa, das sensações causadas por aquela moça bonita com dois “coqueirinhos” no cabelo descendo de uma nave espacial todas as manhãs, transformando o mundo numa grande letra X.

Os baixinhos crescem, o tempo passa. Todas as coisas passam. A Vênus Platinada se adapta para vencer barreiras de audiência, mas no seu troca-troca preservou a Rainha Loura que até hoje mantém seu nome na mídia. Histórias várias cercam essa moça que virou mulher, tornou-se modelo, ditou moda, vendeu milhões em publicidade, cinema, música, tornou-se mito, numa terra em que é fácil explodir na fama, mas dificílimo permanecer nela. Carreiras meteóricas nos provam isso todos os dias.

Pois bem, não se sabe o que faz o tempo com as pessoas, ontem a “musa dos coqueirinhos” se revelou na TV. Dentre tantas declarações polêmicas que já deu nenhuma foi tão bombástica quanto às reveladas ontem em rede nacional no programa do Fantástico. E já previam que fosse assim, tantas foram as chamadas instigando o grande público a não perder o horário.

Raramente assisto ao Fantástico, porque sou gente de dormir cedinho, mas fiquei pra ver o que tinha de novo, algo que as milhares de manchetes sobre essa lenda viva chamada Xuxa ainda não tivessem anunciado. Tinha muita coisa: pela primeira vez, a alma aberta em feridas que nunca vieram a público. Dentre outras coisas, a dor de ter sofrido abuso em criança e adolescência. Uma história de muita gente, que a gente jamais chegaria a saber não fosse o drama íntimo que essa mulher rica e poderosa carregou consigo por tanto tempo.

Não estou aqui para discutir a vida de Xuxa, nem detalhes de sua carreira. Meu foco é outro. O fato é que não não dá pra ouvir um relato como o que foi feito por ela sem parar pra pensar algumas coisas. O que há por trás da vida de cada um, só cada um pode saber. Diz o provérbio popular “No seu canto cada um sofre o seu tanto”. Quantas outras Xuxas sofrem seus dramas em silêncio sem nunca conseguir falar do que isso representa em suas vidas? Somos o que vivemos, não dá pra negar: marcas indeléveis de alegrias e tristezas, estigmas que definirão atitudes e jeito de ser que levaremos para o resto da vida.

Extrema coragem: classifico assim as declarações desta mulher que ano que vem completa meio século de vida. Alguém que teve todas as oportunidades, beleza, dinheiro, fama, reconhecimento internacional, que esteve diante de grandes personalidades e pôde viver, como ela bem disse, coisas que pouquíssimas pessoas puderam, deixou evidente: por trás do mito há um ser humano comum, com dores e sofrimentos. Alguém que traz consigo o que sempre me pareceu um abismo de solidão. Que a coragem desta mulher sirva de estímulo para que tantas outras possam romper as mordaças de suas próprias dores e tenham um pouco mais de alívio e paz. Tenho certeza de que Xuxa amanheceu mais leve hoje.