DESPEDIDA DE UMA PROFESSORA

Quantos anos vendo seus alunos partirem, torcendo para que vençam, para que tudo o que ensinou tenha valido a pena. Com quantos criou laços afetivos, algo mais forte do que uma simples relação de professor/aluno; quantos não criaram esta forte relação silenciosamente e você nem percebeu; quantos lhe abriram o coração e disseram sobre a admiração, o respeito, a confiança e carinho que sentiam; quantos não disseram, mas demonstraram; com quantos outros a antipatia de ambos tornou as aulas insuportáveis, indesejáveis e aqueles que se utilizaram de sorrisos falsos e bajulações pensando enganar-te para obter privilégios. Quantas vezes se transformou em mãe para proteger aqueles que nem eram seus filhos e filhas, porém, tornaram-se. Ás vezes, por este motivo, sentiu a consciência pesada, pois seus filhos biológicos, em alguns momentos, não receberam tanta atenção quanto os adotivos e nem passaram tanto tempo com você.

Depois das despedidas, alguns continuaram mantendo contato, encontravam-se na rua, na escola ou num e-mail e a felicidade de ambos era evidente no sorriso. De muitos rostos se esqueceu, mas eles não se esqueceram de ti, de suas palavras, de sua voz, de seus gestos, das suas roupas e até do seu jeito de andar; no entanto, a amnésia era curada em razão de um nome, um olhar...

Nas despedidas algumas lágrimas caíram, era a tristeza de ver pessoas queridas partirem; entretanto, as lágrimas não caíram apenas nas despedidas, caíram nas homenagens, aquelas que fingiu surpresa mesmo já sabendo de tudo e aquelas que realmente lhe surpreenderam, e aí eram de felicidade, felicidade por lhe demonstrarem o quanto era querida.

Só que desta vez o quadro se inverteu, não é você que está vendo seus alunos partirem, são eles que a estão vendo partir e muitos, sinceramente, tristes por isto. Um dia chegaria a hora, você sabia, todos sabiam, pois a hora sempre chega, a hora de ir embora, a hora de partir e não mais de ver que partiam e alguns para sempre.

Resta dizerem tchau, um até logo, porque sabem que adeus é uma palavra forte demais e no fundo do coração, de você que vai e deles que ficam, existi a esperança e o desejo de se reencontrarem novamente.

Dany Ziroldo
Enviado por Dany Ziroldo em 03/02/2007
Reeditado em 09/01/2009
Código do texto: T368522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.