UMA  VÍRGULA !
(inspirado por um e-mail que me foi enviado)
 
Está escrito no Aulete: "sinal usado na escrita para indicar uma pequena pausa  entre os termos da oração" ou "palavra de negação ou restrição a algo que foi escrito" ou, ainda, "pequena mecha de cabelo com a ponta recurvada , pega- rapaz."  Também pode ser usada em tom de reação ou de ira, como na oração "Eu, fazer isso - uma vírgula!"
Analisando bem, as definições são simplórias, pejorativas ou mundanas, pois esse pequenino sinal tem uma enorme importância e poderia, até, ser responsável pela destruição do nosso planeta.  Não acredita?  Então veja:  
            
    Não mande lançar a bomba.  - mundo salvo
    Não, mande lançar a bomba  - acabou-se o mundo.
 
Mas, amigos, não aconselharia ninguém a aprofundar-se no estudo do uso correto desse sinalzinho, pois aí e que você vai criar um problema maior, ao deparar-se com a beleza desse ensinamento. Leia só isso:
                 “para separar termos coordenados da mesma função e assindéticos.”
                  “... do complemento pleonástico antecipado.”
                  “... do adjunto adversativo ou oposto(menos o especificativo)
                  “...usa-se quando vier em polissíndeto.”

Para facilitar as coisas, faça como eu; escreva e leia; quando  seu fôlego acabar, tasca uma vírgula nesse ponto...e pronto!
Agora, falando sério, esse danado de sinal faz uma brutal diferença e pode, radicalmente, mudar o sentido do que se pretendeu dizer e a experiência feita aqui em casa comprova fielmente esse fato.
Escrevi para a minha mulher um bilhetinho que dizia:
              “Se o homem soubesse o  valor que tem(vírgula) a mulher andaria de quatro à sua procura.”

Com indisfarçável sorriso de mofa, ela, simplesmente, mudou  a vírgula de lugar, assim:
               “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher(vírgula) andaria de quatro à sua procura.”

Afinal de contas, que me desculpem os colegas do sexo forte, acho mesmo que ela tem razão!

 
(NÃO DEIXE DE LER A COLEGA THUCA KÉRCIA)
 
 
 
 
paulo rego
Enviado por paulo rego em 24/05/2012
Código do texto: T3686006