Todos são valorosos

O filme Para sempre vencedor, uma história real sobre um time de rúgbi nos Estados Unidos, o Highland, tem cenas emocionantes, onde os jovens jogadores aprendem que, além de terem que dar o melhor de si em campo, também devem fazê-lo na vida. O treinador está sempre ensinando aos rapazes sobre amizade, lealdade, dedicação e solidariedade. Numa das cenas mais belas, ele diz a Rick, jovem problemático : "Deus não faz nada ordinário." Esta pequena frase, tão significativa, não pode deixar de ser comentada. O que pode ser dito a respeito do conteudo dela? Que todos são valorosos, que Deus não criou ninguém mediocre, sem talentos ou sem potencial. Quanta gente não degrada a si mesma, sofrendo de baixissima autoestima, desejando ser de outra maneira? Eu mesma, por muito tempo, quis ser de outro jeito. Achava-me uma intelectual ridícula, desgraciosa e que só sabia ler muitos livros e falar sobre coisas difíceis. Mas esta frase me fez pensar: "Será que, subestimando quem eu sou, eu não estou desvalorizando a maneira como Deus me fez? Eu não devo gostar de mim como sou? Se Deus me fez como sou, porque eu não devo me valorizar?"

A verdade é que, por um longo tempo, fiquei pensando no que eu não tinha e, agora, percebo que, se eu enumerar o que tenho, é uma lista enorme e que tenho conquistado muito. Consegui aprender inglês sozinha e leio livros em inglês e escrevo em inglês para gente do exterior. Consegui publicar três livros, que, se não são bestsellers, são sucesso de crítica. Todo mundo gosta do que eu escrevo aqui no Recanto das Letras. Muita gente se diz inspirada pelo que escrevo, pelas minhas palavras. Tudo isso prova que não sou ordinária. Lembro também de um livro que li, intitulado Você é o melhor de Deus. Ele não perderia tempo fazendo gente insignificante, porque Ele dá sempre o melhor em tudo que Ele cria. Fomos feitos à imagem e semelhança Dele e devemos honrar isso, esforçando-nos para que o que temos de bom cresça sempre mais. Orgulhemo-nos de ser como Deus nos fez.

E nos esforcemos para ser solidários, exercitar a amizade verdadeira, porque Deus nos transmitiu isso. Portanto, usemos o que Ele nos deu de graça e tão generosamente para que cada pessoa perceba que tem seu brilho e seu potencial porque tudo o que Deus faz é valioso.