O que esperar da Rio+20

O que esperar da Rio+20

Apesar da sofisticada tecnologia que o ser humano desenvolveu em menos de duzentos anos e dos incontáveis inventos para facilitar a vida cotidiana, o equilíbrio entre a geração de progresso e a preservação do meio ambiente, não foi atingido. O resultado começou a ser notado há algumas décadas. Alguns fatores chamaram atenção imediata, como o aquecimento global, o derretimento das geleiras, as mudanças climáticas, e inúmeros fatores que não precisam ser citados.

Essas mudanças chamaram atenção dos governantes do planeta, e as primeiras providências começaram a ser tomadas no sentido o de preservar o meio-ambiente. Para a adoção de tais medidas, é preciso muito planejamento, estudo profundo dos meios que serão utilizados para que a preservação possa ser feita de maneira que não prejudique o desenvolvimento econômico, e o mais importante à participação dos governantes de forma ativa, com o objetivo de colocar em prática, o planejamento e também criar condições para a população encarar as mudanças dentro da realidade que precisa ser conhecida.

As Conferências, Reuniões, Assinatura de protocolos, e tantas outras ações são apenas pequenos passos para a salvação do planeta.

O que esperar da Rio+20? A esperança é verde, e não pode morrer, antes de acontecer. Esperar somente com os braços cruzados, para ver o que vai dar, é algo ultrapassado, e em desacordo com a necessidade atual. Precisamos salvar o planeta. Não é apenas mais um apelo singular que está sendo feito nesse momento. É muito além. O planeta é a nossa casa. Se ela ficar doente e suja, como poderemos continuar habitando dentro dela?

Então, além de esperar o que vai acontecer na próxima conferência da ONU, podemos “acordar” e começar a fazer nossa parte desde já. Fale com sua família, com quem estiver mais próximo de você. Uma consciência iluminada pode convidar milhares, milhões, bilhões de outras pequeninas centelhas. Faça a diferença. É muito fácil, receber as notícias pela mídia, e ficar sentado sem participar. O comprometimento não pode ser só dos líderes mundiais e um seleto número de formadores de opinião. Precisamos ver que não existe esperança, se não arregaçarmos as mangas, e fizermos a nossa parte. Você sabe como separar o lixo doméstico?

Você deixa o automóvel em casa para economizar combustível e prefere andar a pé, quando se trata de curtas distâncias, ou você é aquela pessoa que só sabe se deslocar se for motorizado? Você tem consciência que pode tomar banho com o chuveiro desligado, enquanto se ensaboa, evitando desperdiçar água?

Pois é, essas pequenas atitudes, podem nos fazer alcançar o idealizado “desenvolvimento sustentável”, mas que na verdade, não é apenas um ideal, mas a necessidade num futuro bem próximo. Alguns ficarão fechados em seus casulos, esperando a onda “verde” passar, ou quem sabe serão afogados pela próxima tempestade tropical, ou mesmo sepultados pelo próximo terremoto, devido as constantes mudanças climáticas que enfrentamos diariamente, e achamos que os tempos bíblicos são chegados e acabamos nos acomodando como se tivéssemos que esperar um fim que nos é imposto, como se não tivéssemos opções de mudar a paisagem que nos rodeia.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 25/05/2012
Código do texto: T3687549
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.