Trabalhando com Cultura por bastante tempo, não tinha ainda encontrado um conceito que me satisfizesse. Já tive embates desgastantes com pessoas que, de posse de seu limitado conceito, estavam sempre questionando eventos realizados pelo Departamento de Cultura de Lavras, MG. Isso não é cultura, diziam alguns, principalmente os elitistas que fazem questão de esnobar a cultura popular.

Não gosto de tudo o que é feito no mundo, mas sempre considerei que minha obrigação como agente cultural oficial  era, no mínimo, respeitar. Partindo do pressuposto que Cultura é a soma de conhecimentos e habilidades de um povo, torna-se um campo muito amplo para trabalhar, o que até a mim incomodava. Assim é que estava em busca de um conceito que eu pudesse chamar de meu, mesmo não sendo criação minha. Um conceito que deixasse a mim satisfeita e me desse segurança para garantir: É claro que isso é Cultura.

Estou lendo Contemporâneo de Mim, de Daniel Pizza, uma coletânea de dez anos de textos publicados em jornal. Agrupados em quatro grandes blocos, o terceiro diz respeito só a temas culturais. E lá está, em O Prazer de Reler (06/12/1996) os dados para o conceito perfeito de Cultura, fruto da mente brilhante do intelectual latino americano Octávio Paz: “Ser culto é pertencer a todos os tempos e lugares sem deixar de pertencer a seu tempo e lugar”.

Octávio Paz, Nobel da Literatura em 1990, escritor mexicano cosmopolita foi um dos mais brilhantes intelectuais de sua época (faleceu em 1989). De seu pensamento exposto em prolífera obra eu deduzo que Cultura é a soma dos conhecimentos da Humanidade, através dos tempos e do espaço, absorvida pelo Homem através de seu próprio tempo e espaço. Assim a Cultura Universal abrange as culturas locais, cada vez mais entrelaçadas pela globalização irreversível.

Trocando em miúdos eu agora posso garantir aos elitistas que hip hop é Cultura sim e quem o ignora certamente não é uma pessoa culta. Assim como não podemos dizer que são cultas aquelas pessoas que só conhecem o que lhes interessa e não compreendem o valor de tudo de bom que o e Homem construiu através do tempo e do espaço, passando pelas mais diversificadas áreas do conhecimento.