A realidade da vida

A realidade da vida.

Se a boca fala do que o coração está cheio, queremos crer, que o coração seja alimentado tão somente de coisas boas e alegres, para que a saída seja sempre bem sucedida. Isto é real, por isso mesmo dizemos que palavras são como flechas, onde todo cuidado deve ser observado antes de coloca-las no arco para o disparo final. Ocorre que a vida também tem muito de fantasias, que nos alimentamos para torna-la mais leve nesta caminhada. E bom mesmo seria se fosse como a poesia de encantos e alegrias.

Mas há uma vida, que se vive com todas as mazelas e desencontros, que não pode ser relegada a segundos planos. É preciso viver próximo da realidade, pois que a vida lá fora não nos oferece rimas nem métrica. São estes momentos que julgamos difíceis e penosos, onde é preciso muita sabedoria, arte e cooperação para não se entregar aos desencantos ou mesmo depressão no meio da construção de um verso.

Assim é preciso viver o real, onde cada um doa o melhor de si para a própria formação como pessoa com todas suas possibilidades afloradas e assim num processo mais adiante, possa contribuir para com a sociedade, em que esteja inserido como partícula ativa, onde pessoas se interagem pela promoção de um todo equilibrado sem fantasias e aptos ao enfrentamento da vida nua e crua, mas em igualdade de condições. Pode parecer bem utópico ou coisa de louco, enquanto não for dado o primeiro passo rítmico em conjunto.

A realidade da vida é estar neste direcionamento social, saber da pobreza, da desigualdade, das diferenças de crenças e opiniões, entender as alegrias que se misturam com as tristezas, mas buscar sempre alternativas, que façam amenizar o próprio viver e o dia a dia dos que nos cercam. A realidade vai além de nossas portas e cercas de nossos jardins, ela está em cada esquina, no trabalho, nas escolas e ruas e morros de nossa cidade. Não podemos encapsularmos em nossa família, esquecendo a vida lá fora, pois somos parte de um todo, que jamais poderá ser ignorado. Assim viveremos sem medo de sermos felizes e bem próximos de uma realidade que julgávamos distante.

Toninho.

Nunca te é concedido um desejo sem que te seja concedida também a facilidade de torná-lo realidade. Entretanto, é possível que tenhas que lutar por ele. [Richard Bach]

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 29/05/2012
Código do texto: T3693575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.