Ainda na era da Ignorância

É inadimissível que em pleno Século XXI, tenhamos que conviver com a Ignorância. Uma doença crônica, e que por isso persiste e fere a Alma humana. Às vezes pego-me a pensar de como seria se as diferenças não fossem diferenças, pois eu não gostaria de ser igual a ninguém, pois me sinto perfeito em meio a minha diferença e imperfeição.

Não sei se argumentarei alguma bobagem, mas que se assim for espero que essas bobagens aqui possam ser forma de reflexão para todos. Ainda sei que temos muito a amadurecer enquando Seres Humanos e muito que aprender com os Outros e com Nós mesmos, mas se há uma coisa que ainda me intriga é porque as pessoas se acham no direito de julgar o outro. Os sociológos falam para nos colocarmos no lugar do outro, pensar e ver as coisas a partir dele, mas por sermos egoístas dificilmente fazemos isso, outros dizem que por convivermos em sociedade somos educados e temos que seguir padrões convencionados e pré-estabelecidos e por isso nos tornamos incapazes de ser o outro pelo simples fato dos "outros" se mostrarem diferente de nós.

A Ignorância foi responsável pela carnificina dos nossos ancestrais, os índios. Matou milhões de Judeus, fez o Apartheid surgir num continente e que outros tantos fossem mortos ou vítimas da escravidão, somente por sermos diferentes. Hoje acontece o mesmo por não partilharmos a mesma Orientação Sexual, Crença Religiosa, por outros gostarem de serem Góticos, Emos, e tantos outros papéis socias que temos numa sociedade tão diversa que por mais que tentemos nos assemelhar, as diferenças gritam por serem diferenças. Não quero dizer que não sou Ignorante, pois se assim o fizer estaria cometendo um erro contra Mim e contra a própria Humanidade, mas dentro dessa minha limitação busco entender e aceitar o outro como ele é e como se identifica.

É bem fácil apontarmos os diferentes, mas esquecem que os própros iguais não se entendem. Respeitar deveria ser o primeiro verbo a ser ensinado deste que nos ente andamos como humanos e como membro de uma sociedade.

Sempre imaginamos que os diferentes têm alguma doença ou é vítima de más influências, mas esquecem que somos dotados de pensamento, única e exclusiva capacidade dos homens, e que por isso somos capazes de fazer escolha e se nos encaixarmos onde nos identificamos. Não somos e nem queremos ser marionetes para nos conduzirem aos desejos e vontades dos outros, buscamos andar com as nossas próprias pernas e somos ousados ao arriscarmos a experimentar coisas novas. A nossa escolha por certo nos custará certos sentimentos de culpa, raiva e a sensação de desprezo, e até a vontade de achar um escape rápido e fácil por não suportarmos sermos diferentes. Mas não sejamos tão ingênuos nessa saída, pois talves isso seja o que esperam de nós e aqui sendo clichê "levantemos a cabeça" e enfretemos o Mundo, mostremos que as diferenças fazem parte da sociedade e que é por ela nos aprendemos e convivemos.

A Ignorância pode levar algo que deixará marcas e que não serão apagadas. Ela pode provocar no ser milhares de sensações que nos leva a crer ser a melhor decisão a ser tomada e que já foi/é e será praticada por muitos Outros e se Nós não entendermos que a diferença e a escolha que temos forem aceitas e respeitadas muitos perderão os Outros e a Si mesmo.

Prefiro ser um ignorante por aceitar o outro do que ser por excluí-lo.

Rogevanio Alves Santana
Enviado por Rogevanio Alves Santana em 01/06/2012
Código do texto: T3699559