Perigo da droga

(publicada no jornal "O Popular", seção Cartas dos leitores, Goiânia, Goiás, 11-07-1991)

As drogas – narcóticos ou entorpecentes – são úteis para a farmácia, a química, etc., mas quando usadas indevidamente como relaxante, estimulante, etc., causam danos à saúde, afetam entre outros órgãos, o sistema nervoso central, alteram o comportamento físico e emocional das pessoas que as usam, com o uso frequente, há dependência, isto é, o organismo passa a depender de tais substâncias, em quantidades maiores. Os jovens têm encontrado prazer, principalmente. É uma viagem sem volta – se não houver tratamento, e uma vontade de deixar o vício. (Muitos têm morrido repentinamente em acidentes de trânsito e em overdoses!)

A juventude tem sido enganada pelo comércio ilegal de drogas como consumidoras, fascinada pelo modismo e pelas propagandas cada dia mais ousadas, além das socialmente aceitas, como o álcool e o tabaco. Traficantes cada vez mais ricos. É um problema social (mundial), o índice de viciados e traficantes tem aumentado assustadoramente nos últimos anos. Dizem estar no Brasil o estado maior produtor de maconha! (A Lei 6.368, de 21.10.1976 dispõe sobre as medidas de prevenção e repressão ao tráfico ilícito de drogas e ao uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica).

Onde há toxicomania, há perigo... De início a pessoa é levada pela curiosidade ou pelo coleguismo. Começa com as mais baratas, fáceis de encontrar, quando sem se perceber já se está viciada.

Para que tenhamos uma juventude sadia e equilibrada, a quem podemos passar o bastão do amanhã – confiar nosso futuro -, é preciso acabar com as drogas, ou melhor, com o seu uso indevido, combatendo traficantes e curando viciados; e os pais educar seus filhos contra esse mal – que aliena e que destrói. São elas: maconha, cocaína. LSD, entre outras.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 06/06/2012
Código do texto: T3709560
Classificação de conteúdo: seguro