NA PRIMEIRA FILA

Espalham-se no ar crepúsculos de alegria! É noite de festival e a expectativa é grande, pois centenas de jovens irão hoje mostrar todo o seu talento. As apresentações, que podem ser em diversas categorias iniciam ao entardecer e muitas vezes estendem-se pela madrugada. A emoção está presente em todos os semblantes, juntam-se as fantasias e as ilusões. Mistura-se a ansiedade da pequena bailarina do Grupo das Bonecas ao nervoso do jovem dançarino do duo de “Um tango para Tereza”.

As horas que antecedem o início do espetáculo são pura tensão, é todo um corre-corre, não há como não imiscuir-se, não há como não ser atingido pela adrenalina circulante! Por todos os lados há um constante maquiar-se, pintar-se, fantasiar-se. São os últimos preparativos, são ensaios em corredores minúsculos, é um amontoado de mochilas, roupas, fantasias. O foco é único porque o espetáculo vai começar! E lá vou eu para a primeira fila... Aplaudir...

Teatro lotado, olhos atentos, coração na boca, são familiares, amigos, professores. Todos os presentes tem algo em comum: O gosto pela dança, o gosto por alguém que dança. A cada apresentação, chovem os aplausos, gritos, apitos... São as torcidas... Mais luzes e mais sons, e eu na primeira fila... Aplaudindo...

A noite vai adiantada. É um espetáculo de cor e luz. É um show onde a beleza dos figurinos não atrapalha a beleza das coreografias. E as dezenas de jovens desfilam nesse palco imenso tendo ali seu momento máximo, em que a explosão do movimento se transforma nessa mistura de mente e corpo chamada ritmo. E eu na primeira fila... Aplaudindo...

Envolvida pela magia desse momento único, fico a pensar na caminhada de cada participante e na sua chegada até ali. Imagino seus sonhos e suas inspirações. Penso nas pessoas que possibilitaram esta participação. E com este pensamento eu fico ali na primeira fila...Quase chorando, mas aplaudindo...

A cada nova apresentação a respiração fica suspensa, o olhar focado, não te vejo no palco, mas eu não perco a alegria! Porque agora vão dançar as tuas meninas e porque o apresentador anuncia agora a tua coreografia... E eu na primeira fila, em pé ...Aplaudindo...

Dedico este texto à Coreógrafa Milena Maculan,

minha filha.

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 07/06/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3711653