O Rio Grande do Sul tem o inverno mais frio do Brasil. Os meses de junho e julho o estado assume a sua identidade europeia e se torna numa verdadeira epopeia a turistas em busca de baixas temperaturas. Para aqueles que veem ao Rio Grande do Sul para usufruir de nosso frio, de nossa neve, e de nossas geadas é uma das sensações mais espetaculares que se pode ter na vida, pois é um momento único, que passa e amanhã é apenas uma lembrança na memoria ou eternizadas em fotos. Agora para nós nativos do sul, o frio não é assim tão elegante. Não que tenhamos problema com ele, estamos acostumado, mas para uma parcela da sociedade gaúcha este é um período terrível. Pessoas que não tem aquecedor em casa, não tem ar-condicionado, lareira e muitos que nem casa tem e dependem da boa vontade alheia.
As vezes me sinto triste ao pensar que pessoas gastam milhares de reais para vir até aqui para sentir a sensação de frio, enquanto muitos pais e mães dariam tudo que tem para poder ver seus filhos dormir uma noite que seja sem ranger os dentes de frio.
Todos os anos, irrevogavelmente todos os anos pessoas morrem de frio no Rio Grande do Sul, na sua grande maioria mendigos, eu conheci uma pessoa que morreu de frio então sei exatamente do que estou falando. O mundo é muito mais real do o circo montado por alguma cidade para aquecer sua economias ou a viagem bolada por granfinos para apresentar aos seus filhos o frio de verdade, queria eu que cada turista que viesse para cá nesta época do ano trouxesse consigo um cobertor para doar para uma família pobre, queria eu que os homens olhassem por seus semelhantes, nem que fosse por um segundo.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 08/06/2012
Código do texto: T3713444
Classificação de conteúdo: seguro