Divinópolis, cidade cosmopolita



Vista de Divinópolis

 
         Cansei-me dos clichês... Divinópolis não é a terra de..., pode ser a cidade do Divino, mas todo mundo que aqui chega, desde as suas origens, foi bem recebido e, com o passar do tempo, assumiu a divinopolitanice. Assim, torna-se injusto dizer que Divinópolis é importante porque aqui nasceu sicrano ou fulano de tal. Nada disso.


Monumento ao Espírito Santo, Divinópolis, MG


          Divinópolis é importante, porque é a terra onde seu povo “fazendo da fé e da fraternidade um hino sonoro que só paz ensina”., trabalha, indiferente da maré política ou da vontade dos graúdos. Até o grande Carlos Altivo afirmava "Divinópolis é uma cidade que cresce, enquanto seus políticos dormem".


Santuário de Santo Antônio, Divinópolis, MG



         É impossível não se lembrar, porém, de que muita gente lutou e lutou e lutou por amar demais nossa cidade. Não me atrevo a citar nomes, porque poderia cair no lugar comum como as “estórias” escritas e os “documentários” feitos que, na verdade, são tendenciosos demais. Aliás, até a própria História da humanidade tem várias versões. Creio que os homens mais valorosos quase não aparecem na História seja de Divinópolis ou da humanidade.


Pinturas de Frei Umberto Randag OFM no Santuário de Santo Antônio,
em Divinópolis, MG


         Assim, toda vez que entro numa basílica ou num palácio seja aqui ou na Europa, diante da grandiosidade que vejo, não fico atento aos bustos imponentes, mas reflito sobre aqueles ajudantes de serviço que cortaram as pedras e assentaram-nas para que, hoje, tenhamos esses belos locais e esses belos bustos. Que me perdoe Michangelo, Leonardo Da Vinci e outros, é claro que seus trabalhos são grandiosos e belos, assim como dos poetas, músicos, atores, coreógrafos, arquitetos, cantores, trabalhadores de Divinópolis.


Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis, MG


         Cansado desses clichês, deixo o meu abraço para todos que moraram ou moram em Divinópolis e, por tabela, para todos os cidadãos do mundo que, no anonimato, fazem com pequenos gestos coisas grandiosas, sem a hipocrisia política e sem serem protegidos por meia dúzia de oba-obas.
 
Divinópolis, 10.06.2012
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/06/2012
Reeditado em 10/06/2012
Código do texto: T3716517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.