Jabuticabas é doce, mas não é mole!

Engraçado como certas coisas marcam a vida da gente.

Quando vejo jabuticabas, que por sinal adoro, me veem boas lembranças, da simplicidade do meu pai no ensinamento dos filhos. Ele se sentava com uma bacia de jabuticabas na porta da cozinha e ia falando sobre a fruta. Dizia ele que pra não dar “entope” com os caroços, tínhamos que engolir três, de uma só vez. Era a maior disputa, engolíamos os três e ele ria dizendo: agora vocês podem engolir os caroços das jabuticabas sem medo! Certa vez, me irmão tomou um “entope” de jabuticabas que ficou marcada na história da vida dele. Começou a passar mal; não conseguia fazer as necessidades, se é que me entendem do que to falando, rsss.

Minha mãe, com toda sabedoria da roça, dava tudo quanto era laxante que ouvia falar... enquanto meu irmão não “arriava” aquelas “pelotas”. O óleo de rícino era fichinha pra beber e desovar os caroços de jabuticabas. Bom, pra preservar a moral de meu irmão, não vou contar o que foi feito, mas garanto, essa simpatia de meu pai, lá em casa, ninguém mais faz!

Até dessas loucuras humoradas, tenho saudades. Saudades do tempo em que eu e meus irmãos ficávamos bem quietinhos, admirados, ouvindo as histórias que meu pai contava. Como é bom esses laços familiares, essa união, essa amizade boa entre pais e filhos. Busco ser assim também com meus filhos e netos.