Preste atenção!

Esperando o ônibus no terminal rodoviário de integração:

- Talles, Olha isso! Como tá cheio de gente hoje!

- Teve festa ontem, devem ser turistas ou as pessoas indo trabalhar.

- Verdade. Tem muita gente arrumada por aqui. A maioria usa roupas novas e os melhores sapatos. Esse pessoal só quer aparecer nestas festas, querem ser o centro das atenções.

- E é problema seu?

- Olha aquele homem de paletó preto! Carrega uma bíblia debaixo do braço e parou para cumprimentar um homem, o garoto que estava com o pai parece não ter gostado da cara do homem de paletó. Ele tem olhos puxados, será oriental?

- Você não devia ficar observando as pessoas, é falta de educação.

- Não estou observando, estou prestando atenção! Prestando atenção a tudo que está ao meu redor. Não podemos nunca nos distrair, devemos sempre conhecer quem nos cerca a fim de evitar surpresas desagradáveis.

-Roubos?

-Digamos que sim.

-Você acha que esse homem de paletó pode querer te assaltar? É isso?!

-Não falei isso...

-Sei.

-Olha aquela senhora sentada lá do outro lado. Meu Deus como é velha! As pálpebras estão caídas e os olhos parecem secos. Que nojo! Não quero ficar velho assim, quero morrer em boa forma. Acho deprimente a pessoa viver quase incapacitada. Essa senhora deve precisar de ajuda até para andar! Na certa o homem de paletó vai falar com ela.

-Como você sabe?

-Veja! Ele está mesmo indo na direção dela, eu disse! Gente como ele, carismática e com uma bíblia debaixo do braço está sempre procurando pessoas com cara de derrotados para alegrar. É como uma regra deles, uma moral. Entende? Ele parou um pai de família pra puxar assunto. Agora vai querer saber da vida da velha senhora. Que cara metido!

-Você estava tirando conclusões sobre a vida da senhora. Você pode, mas ele não?

-Estou prestando atenção! Não estou me metendo na vida de ninguém aqui!

-Certo.

- Olha! Eu disse que ele ia falar com ela!

-Acertou mesmo.

-Que metido. Deve estar dizendo que a vida é boa, que uma aposentadoria tranquila é tudo que ele quer. Paz e amor! E aquele paletó está desarrumado, a camisa vermelha está toda por fora do paletó. Nem sabe se arrumar e se intromete na vida das pessoas?

-Falou o homem que saiu de casa com a blusa rasgada.

-Foi meu cachorro ok? Já expliquei isso.

-Que seja. Você está se metendo na vida deles.

-Estou prestando atenção, já disse. Eu jamais perco o foco, sempre sei exatamente o que se passa ao meu redor.

-Impressionante.

-Pois é. Também acho. Obrigado.

-Estava sendo sarcástico com você.

-Olha só, sabia que ele ia ler um pouco pra ela. Era só o que eu estava esperando.

-Presta atenção, Sérgio...

-Espera Talles. Me deixa ouvir o que ele diz. Acho que está falando algo sobre o paraíso, não sei bem. Minha nossa! Olha essa mulher que passou agora! Como é magra! Deve estar voltando mesmo de uma festa, está muito bonita e toda maquiada, mas voltando ao homem de paletó, não posso me desconcentrar dele. Olha só Talles... Talles? Cadê ele? Droga! O ônibus passou!

Juan Pedro
Enviado por Juan Pedro em 11/06/2012
Reeditado em 03/08/2012
Código do texto: T3718708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.