Formação

(publicada no jornal "O Popular", seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 31-07-1991)

Na nossa colação de grau, 3ª turma do Curso de Direito, da Escola Superior de Ciências Humanas (ESUCH), unidade da Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (FESURV), dia 12 do corrente mês, compareceu o ilustre governador do Estado, Dr. Íris Resende Machado, entre outras autoridades.

Nós, formandos, ficamos envaidecidos... Foi uma festa bonita, orgulho para nossos parentes e amigos, e também para todos aqueles que colaboraram, direta ou indiretamente.

Em países desenvolvidos (onde oferecem bolsas de estudos) ter um curso superior é obrigação. Aqui no Brasil fazer faculdade é ser herói. Nas faculdades mantidas pelo Estado, quem pode pagar, nelas estudam (passam em primeiros no vestibular), vindos de escolas melhores (particulares). Com o incentivo do Governo federal de valorizar a escola pública, esse quadro vai se reverter. Oxalá. É sabido que o ensino deve ser grátis, atendendo a toda população e ser uma verdadeira vocação para o aluno.

Foi um curso sofrido, quatro anos e meio de muito esforço e dedicação, em deixar nossos lares, esperar ônibus, fazer trabalhos e ter que enfrentar professores que exigem nas provas.

Esse curso é nossa esperança de trabalho e de sucesso. A sociedade ganha com novos profissionais. O Direito é muito importante nos dias de hoje, em que há desigualdade social. Nossa missão é defender tudo que é direito - reto.

Nossa turma tem o nome do benquisto professor, Juiz de Direito, Dr. Miguel D'Abadia Ramos Jubé, que tanto nos ensinou. Foi a forma que encontramos de homenageá-lo.

No último ano nossa faculdade foi notícia nacional de transferências falsas e outras irregularidades. Ficou provada a sua inocência, mas o MEC achou por bem intervir. O diretor pró-tempore disse que em breve ela será reconhecida, porque preenche todos os requisitos.

Aproveitando o ensejo, tendo em vista que a maioria dos alunos pena para pagar; tivemos a experiência, esperamos de nossos dirigentes políticos empenho no sentido de tornar nossa FESURV numa universidade estadual.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/06/2012
Código do texto: T3722572
Classificação de conteúdo: seguro