A farra dos concursos públicos
Entrar no serviço público com todos os benefícios que este cargo traz é o grande objetivo de muitos brasileiros. A única maneira legal de ser efetivado em uma função pública é através de concursos públicos, nos quais todos os dias milhares de pessoas de focam para alcançar este objetivo, no entanto veio a tona no Rio Grande do Sul uma prática que já é a muito usada em muitas partes do país e que fere a constituição brasileira e todas as regras e princípios da administração pública: As cartas marcadas.
Esses concursos são na verdade uma farsa, uma fraude descarada para prevalecer interesses dos administradores e de quem detém o pode no momento do concurso. Os exemplos são vários. Um apadrinhado do prefeito da cidade A passa no concurso na cidade B, em contra partida o prefeito da cidade A passa um apadrinhado da B.
Outro esquema é o gabarito antes da prova, onde um determinado candidato recebe o gabarito seja por compra ou por apadrinhamento antes da prova, ao invés de estudar a matéria eles estuda o gabarito, decora as respostas e consegue a vaga na grande maioria das vezes.
Ainda existe o esquema do gabarito trocado, onde o candidato realiza a prova normalmente e mas tem seu gabarito trocado para bem ou mal. Existe ainda casos onde laranjas passam em primeiro e não assumem deixando a vaga para aquele que foi escolhido previamente.
No final das contas quem perde com tudo isso? Alguns podem achar que são os candidatos prejudicados, mas ao bem da verdade quem perde é a sociedade de um modo geral, pois assumem os cargos públicos profissionais que não estão preparados, que não são qualificados e estão ocupando a vaga por um mero e livre interesse financeiro.
A pratica de marcar cartas para concursos não é nova. A muito e muitos anos essa pratica esta na entranha das administrações publicas, principalmente nas esferas municipais, no entanto agora o ministério público conseguiu agir no combate a mais essa punhalada nas costas da sociedade brasileira.
Não são todos os concursos que são irregulares, assim como não são todos os políticos que são corruptos, mas da mesma forma que acontece em um reflete no outro, se temos um numero grande de fraudes é porque temos um números ainda maior de corruptos e mal intencionados na administração publica.
Lugar de corrupto é na cadeia. Quem mina os sonhos da sociedade, quem elimina a chance de uma vida melhor a um cidadão honesto usando de atributos ilegais deve estar na cadeia. Por favor poder judiciário brasileiro, auxilia o ministério público na limpeza da nossa democracia.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 18/06/2012
Código do texto: T3731680
Classificação de conteúdo: seguro