Resposta a um comentário

Atinente ao texto “A conferência Rio+20” que publiquei aqui no Recanto das Letras em 15-06 do corrente ano foram postados alguns comentários. Mas um comentário me chamou a atenção por sua irreverência. Destarte resolvi responder este comentário.

Alguém que assinou apenas como “gui” fez o seguinte comentário: Não gostei desse texto. Você não disse nada mais do que o óbvio e a linguagem é trivial. Parece mais texto de jornal.

O referido texto tratar-se-á de uma crônica jornalística por estar relacionado a um assunto de jornal, ou noticiário dos meios de comunicação como jornal, televisão e internet. É uma crônica por ter um comentário no último parágrafo.

Quanto a ser óbvio, nunca é demais; e quanto a usar uma linguagem trivial, o importante é saber usá-la; ou seja, ser conciso e instantâneo. Não adianta ser prolixo e não ser entendido.

Não são cabíveis o uso de uma linguagem rica em palavras e nem o uso de recursos da linguagem, como metáforas e metonímias em uma crônica e nem mesmo em um artigo. É recomendado o uso de uma linguagem poética em poemas e em prosa poética.

Todo leitor tem o direito de comentar assim como todo escritor tem o direito da liberdade de expressão. Mas é preciso usar o bom censo tanto para quem escreve quanto para quem comenta. E nem tudo o que se escreve é construtivo. E nem toda crítica é construtiva.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 24/06/2012
Reeditado em 24/06/2012
Código do texto: T3741996
Classificação de conteúdo: seguro