Conhecimento e informação

É interessante observar o quanto nos colocamos senhores do conhecimento e da informação.

A Literatura Poética em sua Teoria atravessa os diferentes sítios da internet e sempre houve, há e haverá um sábio e/ou amigo, às vezes amigo da onça, aquela pessoa que nos pode oferecer uma resposta ao que procuramos.

Separo em quatro grupos os sábios e/ou amigos:

1) Existe o grupo das pessoas com um seguro currículo literário e que nos fornecerá a informação correta. Aqui é segura a informação pelo conhecimento aprofundado do informante;

2) Outras vezes, temos os conhecedores aprendizes, pessoas com humildade, e que buscam nos informar sem a pretensão de dizer que “sabem” tudo do que falam. São honestos na informação e do conhecimento buscam aprimorar-se para melhor ajudar os que buscam uma informação;

3) Deparamo-nos algumas vezes com os especialistas em recorte e colagem de informações de sítios da internet, de onde saem seus textos prontos, muitas vezes em poucos minutos é claro, especialistas que nos informam sem, contudo, produzirem o conhecimento.

Aqui incorre um perigo, se o especialista em recorte e colagem se considerar detentor do conhecimento: a informação pode estar errada e se passar como correta.

E neste grupo estão presentes, algumas figuras carimbadas da internet literária, até os que recortam e colam sem dizer a fonte da pesquisa, alguns se passando por feitores dos textos que somente copiaram de outro lugar, dando muitas das vezes uma mascarada no formato original do texto para tentar confundir o leitor mais atento ou desavisado. Para o mais incauto podem representar um perigo imediato.

4) E tem o “não-grupo” (risos). Pessoas que falam demais, chamam atenção demais e não passam informação de qualidade quase nunca. São bem visíveis pelos títulos chamativos de suas postagens e/ou pelos “invencionismos” literários sem trazer, quase sempre é assim, informações de estudos ou pesquisas via Google.

Aqui consciente ou inconscientemente se mostram como sumidades de vários assuntos, muitos desses assuntos sendo pequeno ou errôneo o conhecimento. Para o incauto representam um perigo imediato.

Como nos virarmos neste mundo virtual, onde a informação é “desplugada”, certas vezes, do conhecimento do assunto, para tratarmos de um conteúdo com segurança e/ou aprendermos com segurança, também?

O que temos de “especialistas” por aqui não é brincadeira! Como separar o joio do trigo? Como escolher o informante correto? Digo, com segurança: - todo cuidado é pouco.

Busquemos o conhecimento com uma pesquisa mais extensa da informação. Deixemos de vivenciar apenas uma única fonte da internet; se possível leiamos livros de Professores Universitários e especialistas em Poesia, muitos estão citados na bibliografia de nossos livros didáticos de Língua Portuguesa e Literatura do 2 grau e na gramática adotada pelo nosso professor.

Não fiquemos presos ao conhecimento mínimo, a informação é muito mais ampla que um único texto ou livro. E nem sempre o único texto ou livro é plenamente correto, além de ser um pensamento único, não havendo a possibilidade de outro direcionamento/ entendimento para a informação buscada.

É rara a chance de se esgotar a informação desejada em apenas um texto ou livro. E poderemos descobrir, na leitura de vários textos ou livros, a ampliação da informação inicial e, também, nos tornarmos bem conscientes do ato de realizar nossos poemas, contos, crônicas, etc., e segundo o nosso entendimento para com o gênero literário escolhido.

Eu vivo pensando nestas coisas do conhecimento e da informação, porque aprendi com o tempo a me preocupar em estudar e me aprofundar nos conceitos da Literatura Poética, para não incorrer em erros conceituais mais graves quando crio algum texto de Teoria Literária. Claro que sou do grupo dos humildes e que busca aprender a cada dia mais e que não é detentor de uma sabedoria exemplar e nem de conhecimento total sobre a Poesia. Posso cometer algum deslize na hora de produzir um texto. Mas ter a honestidade de informar com cuidado não me esquivo.

Aprendiz do conhecimento a cada dia mais é o meu caminho, e a informação compartilhar é meu prazer.

Cuidemos de ajudar os que se interessam em aprender; com humildade de aprendizes e com a responsabilidade dos que podem dar a informação o mais corretamente possível.

E fiquemos atentos para com os “professores” de plantão, os que se arrolam “mestres”, todavia, sem o cuidado dos “sábios” e a “humildade” dos que tem prazer em se aprofundar no conhecimento para “bem aprenderem”, para só depois de conhecedores ensinarem os que queiram adquirir informação e acumular conhecimento!