O TRIGÉSIMO DIA COM OS AMIGOS - “PICOS” – PARTE 37

O “Caju Nordestino” foi o assunto que predominou durante o trigésimo café matinal dos meus amigos na terra de Simplício Dias. Esse evento acontece anualmente na cidade de Picos nos meses de junho/julho. Em 2012 foi a sua nona edição.

.

O tema central desse encontro gira em torno do empreendedorismo na Cajucultura e procura incentivar e capacitar os produtores rurais do caju. O Caju Nordestino é considerado a maior festa de agronegócio do gênero. São vários dias de comemorações com diversos atrativos. Inclusive um Festival Gastronômico e a escolha da “Garota Caju Nordeste”. As pessoas e instituições que se destacaram no desenvolvimento da cajucultura receberam o Troféu Caju de Ouro. Esse encontro consta de seminários técnicos apresentando tecnologias inovadoras para a cajucultura, palestras, mesa redonda, comercialização do produto, beneficiamento e requisitos para a produção.

.

Apesar de meus amigos já terem sido apresentado o caju, experimentado e gostado eu explique que se trata de uma fruta composta de duas partes: a castanha, parte dura oleaginosa, que é o fruto propriamente dito e o seu pseudofruto de carne amarelada ou a rosado, rico em vitamina C. De sua polpa é feita sucos e doces. Do suco destilado se fabrica a cajuína bebida sem alcool bastante apreciada. A castanha do caju é rica em fibras, proteinas, vitamina K, complexo B, fósforo e ainda é ingerida para combater as doenças cardíacas. Meus hospedes já comeraram a polpa, o doce, já beberam o suco e a cajuína e todo dia comem a castanha que está no depósito a disposição dos visitantes. Tenho certeza que gostaram porque estão comprando castanha e cajuina para levar.

Infelizmente não foi possível participar com meus hospedes dessa grandiosa festa porque a cidade de Picos fica a aproximadamente 626 km de Parnaíba. Como eles mostraram interesse em conhecer essa cidade piauiense que é uma das maiores do estado em termo de tamanho e população, assistimos um vídeo que mostrou vários pontos turísticos, monumentos e igrejas.

Picos é denominado Município modelo do Piauí e também é conhecida como a Capital do Mel. O vídeo mostrou a tradicional Feira livre da cidade e as Ferias Agropecuárias que reunem os produtores da região. Quem visita Picos tem que conhecer o Morro da Mariana que oferece uma vista panorâmica da cidade, o Museu Ozildo Albano que abriga peças e gravuras, registrando a história da cidade e a Prainha do Rio Guaribas.

O picoense tem várias denominações cristã, mas foi a partir da Igreja Católica que o município se originou. A Matriz de Nossa Senhora dos Remédios em estilo clássico e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus são sempre visitadas pelos católicos que por lá passam. Inclusive a Catedral de N.S dos Remédios está entre as sete maravilhas do Piauí. O Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, através do portal meionortae.com encabeçou essa escolha democrática em que o público espontaneamente escolhe anualmente as maravilhas de sua preferência. Em 2012 Picos se destacou com sua bela Catedral. No café da manhã que antecedeu o nosso passeio ao Cajueiro da Praia e a Barra Grande, foi comentado que ficou em segundo lugar como as Sete Maravilhas do Piauí a Catedral de Picos.

A cidade possui universidade federal, estadual e particulares, Academia de Letras e é berço de escritores, humoristas, artístitas plásticos , músicos e compositores. Os romances do picoense Fontes Ibiapina são conhecidos nacionalmente.

O vídeo evidenciou a excelente posição geográfica da cidade de Picos dentro do Estado do Piauí. É cortada pela BR 316 - Rodovia Transamazônica, pela BR 407 e pela BR -230 e fica nas proximidades da BR 020. Isso favorece seu desenvolvimento econômico e lhe concede o título de Capital do Sul Piauiense.

-------------------------------------------------------------------

Parte 37 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Parte 38 - “ Teresina ”.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/06/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3750606
Classificação de conteúdo: seguro