Rio, Cidade Maravilhosa!

Esther Ribeiro Gomes

Há muitos anos, meu marido e eu fomos fazer um cruzeiro marítimo e quando o navio ancorou no Rio de Janeiro, o comandante italiano nos disse: 'Eu já viajei por todos os lugares do mundo, mas jamais vi uma paisagem maravilhosa como esta!

Hoje o Rio foi escolhido pela Unesco, a primeira localidade do mundo a conquistar o título de 'Patrimônio Mundial da Humanidade', na categoria paisagem!

A Unesco considerou a cidade um exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza.

O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios avaliou 'Não constar hoje na lista do Patrimônio Mundial, qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro'.

Ela é considerada uma das cidades mais belas do mundo, nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos,

que a tornaram excepcional e maravilhosa e são mundialmente conhecidos.

Sinto muito orgulho da cidade onde nasci, embora tenha vindo morar no interior de São Paulo ainda pequena, mas sempre que posso vou rever minha cidade natal.

O amor que sinto pelo mar deve-se ao fato de ter nascido à beira-mar e pelas caminhadas que minha mãe fazia na praia de Copacabana ainda comigo no ventre...

Disse lindamente Dorival Caymmi: 'É doce morrer no mar'...

Depois que fiquei viúva optei por morar à beira-mar e junto dele quero para sempre descansar...

Parabéns, Rio de Janeiro, por mais esta conquista, você faz jus ao título de 'Cidade Maravilhosa'!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 01/07/2012
Reeditado em 01/07/2012
Código do texto: T3754763