Gabriela, a Retirante.

Graças à beleza e ao talento da atriz Juliana Paes, representando a Gabriela de um dos clássicos de Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela, vejo muita gente reivindicando o parentesco com alguns dos personagens do livro, lá pelas bandas do meu sertão. Muito embora a Novela tenha iniciado a filmagem no sertão do Piauí, o livro mostra ser o sertão da Bahia, de onde alguns retirantes partiram com destino a Ilhéus, onde o cacau deu o ponta-pé inicial para o progresso daquela cidade.

A propósito do tema, resolvi reler o livro, que o li pela primeira vez há cerca de 40 anos, agora com o intuito de mostrar à minha família que algumas cenas se passaram na região onde moravam alguns dos meus antecedentes, a exemplo do meu bisavô materno, cujo nome é citado no livro, como personagem secundário, não tendo merecido aparecer na novela, nem mesmo como figurante.

Se os costumes de hoje ainda fossem os de época, ninguém estaria querendo reivindicar o parentesco com aqueles personagens. Mas, diante da Gabriela da Novela, bem que todos se animam em revirar o baú para reviver a história. Até uma das minhas filhas, que me deu uma linda neta, pôs no seu facebook dizendo ter uma filha que é tetraneta de um dos personagens de Gabriela.

Da história original, que ocorre no início do século XX, a minha semelhança é a de ser também um retirante. O sertanejo nordestino, sendo “antes de tudo um forte” como dizia Euclides da Cunha, partia em busca de outras terras, onde pudesse sobrevier. Não fui para Ilhéus, mas percorri outras terras até chegar ao “Paraíso das Águas”, como é conhecida a bela Maceió.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 02/07/2012
Código do texto: T3756338
Classificação de conteúdo: seguro