A SAÚDE PÚBLICA ENCONTRA-SE NO IML.

Não é de hoje nem de ontem que a saúde pública na sarjeta, estava. E infelizmente, veio a falecer de vez. E se encontra no IML. A espera de parentes para fazer o reconhecimento, ou seja, de alguém que diga: “É minha responsabilidade. Confesso: Viajei, esbanjei, desviei, soneguei, assaltei a mão desarmada, a sua mãe (o povo), que trabalhou e trabalha arduamente para mantê-la, viva!"

No estado o Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini, decretou estado de calamidade pública da saúde, no dia quatro (quarta-feira) e será investido 25 milhões em reformas, equipamentos e estruturação das emergências de quatro hospitais estaduais da região metropolitana de Natal. Mas uma pergunta que não quer calar: Será que essa verba, vai chegar ao seu destino e dar vida a pobre saúde pública já a caminho da cidade dos pés juntos?

A saúde pública do estado do Rio Grande do Norte faz tempo que está no IML, tanto a estadual, com a municipal. Meu bairro é assistido pelo Programa da Família (Programa da Família Morta), pois faz mais de três anos que não tem médico em minha área (amarela). A estadual que tem como referencia o Hospital Walfredo Gurgel, é uma vergonha. Mas infelizmente, ou felizmente é lá que estão os melhores profissionais. Mesmo tendo como porcentagem maior de morrer do que viver: leve-me para o Walfredo Gurgel, pois os profissionais mesmo no corredor podem me trazer a vida! Não quer dizer que vão conseguir, mas na atual situação, é mais valido tentar do que aliviar essa vergonha para os nossos governantes e morrer em casa, diminuindo o índice de mortos pela ineficácia e inexistência de saúde pública no estado, no país. Já que essa situação não diz respeito só à incompetência e negligencia dos governantes do meu estado, mas que acontece em todo o Brasil.

Vai abaixo, um endereço de um vídeo de uma criança que veio a óbito por falta de leito. E eu vos pergunto: Até quando vamos assistir essas notícias e nos contentar em apontar o “dedo” e não fazer nada? Até quando você ai em seu sofá, de dentes arreganhados, se achando o máximo porque tem plano de saúde, porque não é na sua cidade, no seu estado, na sua casa, que há alguns dias teve que sepultar sua filha por falta de LEITOOO! Vai ficar ouvir os gritos da tua sociedade e se fazer de surdooo?! Até quando?!

Edna Maria Pessoa

Natal-RN, sexta-feira, 06 de julho de 2012.

Referencias:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5878813-EI306,00-RN+decreta+calamidade+publica+na+saude+e+libera+R+milhoes.html

http://tribunadonorte.com.br/noticia/calamidade-na-urgencia-e-emergencia/224873

www.youtube.com/watch?v=EORmMDDHo64