Cleptocracia

Cleptocracia

Jorge Linhaça

Hoje li um texto atacando os políticos e suas maracutais, nada de novo, mas achei interessante o termo cleptocracia, o governo dos ladrões.

Pensei num soneto, pensei num cordel, mas preferi mesmo a prosa para fazer uma análise comportamental desse termo bastante interessante.

Fiquei analisando os comportamentos que vejo ao meu redor no cotidiano e comecei a perceber que estou rodeado de cleptomaníacos. Nada mais natural portanto que os governantes sofram desse mesmo mal.

Como assim cercado de cleptomaníacos? Onde mora esse cara? Credo!

Por mais estranho que possa parecer o que vejo no dia a dia por certo não é muito diferente daquilo que vocês presenciam às vezes sem perceber.

Na verdade costumamos achar que cleptomaníaco é aquele ser que “afana” algo que nem mesmo vai usar, apenas por um impulso doentio.

Mas não são só esses que tem mania de roubar...

O cara que ultrapassa o sinal vermelho, está roubando o tempo de quem vem nas esquina dos cruzamentos, rouba o tempo do pedestre que aguarda para atravessar a rua. Não deixa de ser cleptomaníaco.

O empregado que faz hora para realizar sua tarefa, que se preocupa apenas em ver o tempo passar e bater seu ponto...esse rouba o patrão e rouba os clientes, rouba até mesmo os colegas de trabalho que precisam cobrir a sua lerdeza. É ou não é cleptomaníaco?

O comerciante que nunca tem troco ou coloca as famosas etiquetas de $, 99...engana os tolos e rouba um centavo de cada um. Se sabe que não vai ter troco e insiste em colocar os preços $,99 é por compulsão de roubar o troco. Portanto é cleptomaníaco.

O comerciário que faz hora pra atender o cliente, o caixa de supermercado ou banco, que trabalham em marcha lenta, roubam nosso tempo, nossa paciência...são ou não cleptomaníacos?

Os programas de televisão que anunciam algo de extremo interesse durante o programa todo, obrigando-nos a ver besteiras que não nos importam, para só no último bloco apresentar superficialmente o prometido, não roubam nosso tempo? Claro que sim...cleptomania pura baseada em audiência.

O cara que fula fila, onde quer que seja, não rouba nosso tempo?

Aquele cara que é amigo de alguém e dá um jeito de ser atendido primeiro...não rouba nosso tempo também?

O médico que vende atestado falso, rouba a empresa e a dignidade de quem compra seus serviços. Este por sua vez rouba a empresa e rouba de si mesmo...cleptomaníacos.

O cara que te ultrapassa pela contra-mão...além do risco de causar acidentes também rouba o tempo daqueles que aguardam calmamente ( ou não) o fluxo do trânsito.

O cara que estaciona na transversal de um estabelecimento comercial, impedindo que outros utilizem as vagas...rouba clientes da loja e obriga os demais a procurarem outra opção.

Vivemos ou não vivemos numa sociedade de cleptomaníacos?

O motorista de ônibus que não para nos pontos, que trafega pela faixa da esquerda, é ou não é um ladrão de tempo de várias e várias pessoas?

O professor que não dá aula...o policial que se esconde das ocorrências...

o pescador que pesca com bombas...as empresas e pessoas que poluem os rios...são ou não cleptomaníacos?

Roubam-nos uma educação de qualidade, uma segurança decente, roubam-nos o eco-sistema...

E os barzinhos que enfiam mesas e cadeiras nas calçadas e ruas?

São ou não são ladrões do espaço público? É cleptomania ou não é?

Aquele cara que marca um compromisso com você e não aparece ou se atrasa além do aceitável ( 15 minutos ) rouba ou não rouba o seu tempo?

O cara que insiste em ouvir música alta, seja no transporte público ou no rádio de casa, ou no seu carro tipo trios-elétricos rouba ou não rouba o nosso sossego e tranquilidade? Não é uma compulsão?

Aquele cidadão que nos envia dezenas de e-mails por dia,também não rouba nosso tempo, nem que seja para deletá-los?

E aqueles que insistem em repassar e-mails que já foram desmentidos faz anos, como se fosse a mais completa novidade? Custava ver se é verdade ou não? Roubam-nos tempo precioso. E insistem. Cleptomaníacos de carteirinha.

E poderíamos continuar fazendo a relação...mas acho que já deu para entender.

Agora que a polititicaiada é cleptomaníaca não é dúvidas...mas acabam sendo apenas o retrato do povo que governam. Infelizmente.

Salvador, 07 de Julho de 2012.