A Eurocopa de 2012

Polônia e Ucrânia (países do continente asiático) realizaram entre os dias 08-06 a 01-07 a Eurocopa de 2012, que contou com a participação de 16 seleções, divididas em 04 grupos; sendo que as duas melhores seleções de cada grupo se classificariam para Quartas de Final.

A Eurocopa é o segundo torneio mais importante da FIFA - Federação Internacional de Futebol -, perdendo somente para a Copa do Mundo. Se houvesse a participação do Brasil, Argentina e Uruguai seleções que já foram campeãs seria uma Copa do Mundo.

República Theca, Portugal, Alemanha, Grécia, Espanha, França, Inglaterra e Itália se classificaram para as Quartas de Final. Portugal, Espanha, Alemanha e Itália passaram para a Semifinal. Espanha e Itália chegaram a Final. Na final a Espanha venceu a Itália por 4 a 0 e se sagrou campeã.

A Espanha confirmou a sua hegemonia ao conquistar o 2º título seguindo, e é o 3º de sua história, e se igualando a Alemanha com o maior número de títulos. A Espanha sobrou em campo, com muito toque de bola e muita marcação. Em todos os jogos que disputou teve maior tempo de posse de bola. Iniesta, jogador espanhol foi eleito o melhor jogador da Euro 2012.

Foi a primeira Euro disputada em países do antigo bloco comunista. Foi uma festa linda, bem organizada e com recorde de público.

As brigas entre torcedores da Polônia e da Rússia e o mau comportamento de alguns torcedores também marcaram a Euro de 2012. Alguns jogadores negros como Mario Balotelli (Itália) e Gebre Selassie (Rep Theca) foram constrangidos publicamente por torcedores da Croata, Rússia e Espanha. Por isso, as federações da Croácia, Espanha e Rússia foram condenadas a pagar multas devido a intolerância racial de seus torcedores.

O futebol é o esporte mais popular do planeta, e tem como objetivo unir povos de diferentes raças e culturas. É inadmissível que em pleno século XXI ainda vivemos a intolerância racial. O racismo principalmente contra pessoas negras é coisa do passado, de pessoas ignorantes, e não combina com inteligência, sabedoria, talento e esporte. E não só as federações, mas os torcedores precisam ser punidos como exemplo.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/07/2012
Código do texto: T3768253
Classificação de conteúdo: seguro