Era uma vez...

Era uma vez um lugar onde as crianças aprendiam valores para vida, dentro de casa.

Era uma vez um lugar onde os pais tinham controle sobre seus filhos.

Era uma vez um lugar onde as crianças aprendiam a aplicar esses valores, de maneira simples e eficaz. Esse lugar se chamava escola.

Chamava-se, porque foi no passado. Hoje, na era da evolução da espécie humana, e com toda parafernália tecnológica disponível á todos, e cada vez mais cedo, a escola passou a ser um lugar onde tudo acontece menos o ensino de qualidade. Há um leque imenso de possibilidades para se aprender o que a escola ensina, mesmo fora dela e, essa tendência parece ter vindo pra ficar.

É fato que os pais, em função do estresse cotidiano e das muitas funções que tem de desempenhar durante o dia, não tenha mais ‘’tempo’’ de educar corretamente os filhos e, trocam horas de lazer juntos, seja lendo um livro ou batendo um papo cabeça, para que a função de pai e mãe tenha sentido, por presentes como tablets, i-phones, celulares com tudo dentro... Pra que seus filhos estejam atualizados, e não educados afinal, vivemos uma época que se faz necessário o domínio de tais ferramentas, e não o domínio de bons modos com o próximo.

Antigamente os pais estavam mais preocupados em ensinar suas crianças que o respeito, entre outros valores, é a base pra qualquer relacionamento, pois cada um de nós é um ser diferente do outro, que pensa e age de forma não igual e, que justamente por isso precisa ser respeitado pra que o convívio seja no mínimo tolerável entre os humanos.

Com o passar dos anos, as crianças e jovens entram na escola não para ter uma aula de Português ou matemática, aprender a se comunicar e escrever corretamente, e, sim para contribuir significativamente com o alarmante caos do ensino público, onde professor é agredido por aluno, e por ai vai. A culpa sempre é do professor que nada faz pelo seu aluno, além de tentar ensinar o que lhe é imposto pelo sistema, por que além de enfrentar esses alunos o professor precisa cumprir o que a escola manda, sem pestanejar e de quebra sair culpado pelo ensino não dar certo.

Se valores são aprendidos em casa, pois quem educa é a família e não a escola, penso que está mais do que na hora de pensar duas vezes antes de colocar filhos no mundo, as coisas não andam fáceis pra ninguém e, educar é uma tarefa árdua, por isso a cada dia temos crianças e jovens mais descomprometidos e causando horror em sala de aula tratando professores colegas, funcionários , como se fossem coisas, e não pessoas. Onde vai parar essa geração que em plena era do conhecimento, caminha cada vez mais pra trás? De volta pra idade media, pra caverna de Platão?

A educação no país precisa urgentemente, não é de hoje, de olhar digno dos que regem a nação, sem duvida o Brasil só mudará quando o ensino for mais qualitativo, em todos os sentidos. Mas, a qualidade da educação dos alunos que irão á escola para aprender, é responsabilidade unicamente daqueles que lá os deixam. Vem na bagagem, na mochila, como o lance do recreio. Educação de valores vem do berço. E o professor responsável por isso, não está na sala de aula.

eduardadp
Enviado por eduardadp em 10/07/2012
Código do texto: T3770005
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.