O amor

Tanto já se falou no amor que podemos sentir medo de parecer repetitivos quando queremos escrever sobre ele, mas o fato é que, até agora, nada do que foi dito a seu respeito, conseguiu defini-lo completamente. O que, realmente, é o amor? Não sabemos, mesmo tendo ouvido milhões de explicações.Elas não mostram o amor em todos os seus aspectos. A única certeza que temos é que, se não tivermos amor em nossas vidas, seremos vazios e tudo será desprovido de sentido. O amor dá sentido aos nossos atos, sonhos e demais sentimentos. Quem não ama de verdade, também não vive, apenas executa os movimentos vitais como comer, beber, trabalhar e fazer sexo. Sem amor, a vida se torna mecânica.

O amor deve ser constante dentro de nós, como uma fonte que nunca seca,mantendo-nos repletos de pensamentos nobres, que nos impulsionam a fazer felizes os que amamos, lutar pelo que acreditamos, manter a esperança. Quem realmente ama é solidário, coloca-se no lugar do outro, vê o melhor naqueles que o cercam e age com generosidade.

Como saber que o que sentimos por alguém é amor e não uma simples paixão? O que desperta o amor por aquela pessoa em nós? O que existe em nós que faz com que uma pessoa nos ame? Há explicações lógicas para isso? Talvez não. O amor, sobre o qual tanto se fala e falou, é um mistério insolúvel, presente em nossa vida, invisível e que precisamos ter certeza que faz parte de nós ou não seremos felizes. Precisamos amar e ser amados ou todos os nossos dias serão sem significado.

Podemos afirmar que o amor nos dá força, alegria, coragem e nos faz agir de maneira que a gente busque o essencial em nossa existência. Um último ponto a acrescentar é que, embora não compreendamos o amor, ele nos torna mais compreensivos.