UM PALHAÇO LEVADO A SÉRIO

UM PALHAÇO LEVADO A SÉRIO

BETO MACHADO

CONHECI, NOS ANOS SETENTA DO SÉCULO PASSADO, UM GRANDE PALHAÇO, OU MELHOR: UM GRANDE EMPRESÁRIO, OU MELHOR: UM GRANDE HOMEM.

AOS POUCOS, FUI CONHECENDO O GRANDE PAI, O GRANDE ESPOSO, O GRANDE PATRÃO, E COM A SOMA DESSES CONHECIMENTOS DESCOBRI O GRANDE AMIGO. E DESSE AMIGO, SEM A SUA PERMISSÃO, CONFESSO, EXTRAÍ UMA GAMA ENORME DE VITUDES E PASSEI A ADOTAR ALGUMAS DELAS COMO: CORAGEM, DESPRENDIMENTO, HONESTIDADE, SOLIDARIEDADE E, SOBRE TUDO, GENEROSIDADE. COMO É GENEROSO ESSE AMIGO!!!!!!

QUANDO EU SOUBE DAS SUAS PRETENSÕES DE INGRESSAR NO PARLAMENTO DO RIO DE JANEIRO MINHAS PREOCUPAÇÕES SE ACENDERAM... E O MEU SEXTO SENTIDO ESTAVA INDO AO ENCONTRO DA REALIDADE FUTURA.

O QUE PODE ACONTECER COM UM CIDADÃO PLENO, ÍNTEGRO, E SEM QUALQUER EXPERIÊNCIA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO PARLAMENTO, E QUE SE VÊ ELEITO?... É PREOCUPANTE... É MUITO PROCUPANTE...

DE REPENTE O NOSSO AMIGO OCUPA UMA CADEIRA DE DEPUTADO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO... EU IMAGINAVA COMO AQUELA MALTA DE POLÍTICOS PROFISSIONAIS SE ACOTOVELARIA PARA TIRAR PROVEITO DA INEXPERIÊNCIA DAQUELE NOVATO DE PRIMEIRO MANDATO.

POIS BEM, DEPOIS DE SE FARTAREM DO SORRISO FRANCO, SINCERO, E, APARENTEMENTE, INGÊNUO ESBANJADO POR NOSSO GRANDE HOMENAGEADO TENTARAM COLOCÁ-LO NUMA "CASA DE CABOCLO", DA QUAL SÓ SAIU ILESO POR CONTA DA SUA COMPROVADA HONESTIDADE E RETIDÃO NAS SUAS AÇÕES.

O NOSSO AMIGO TEM A LINGUAGEM DO POVO E A CARA DE CAMPO GRANDE. TRANSITA BEM DO MENDANHA E CAROBINHA A CACHAMORRA E CORREIA; DE VILA NOVA E TINGUI AO MONTEIRO E CANTA GALO; DO RIO DA PRATA E LAMEIRÃO AO MAGALI E FIGUEIRAS; DA VILA SÃO JOÃO E SANTA RITA AO PEDREGOSO E ESPLANADA; DO MARAVILHA E MATO ALTO AO SANTA INEZ E OITICICA; DO ARNALDO EUGÊNIO E MORIÇABA AO SÃO VITOR E ADRIANA; DO MOINHO E COMARI AO ROZENDO E PEDRA ANGULAR; DO SÃO CLÁUDIO E SANTA THEREZINHA AO SÃO PAULO E SÃO GERALDO; DO SÃO JORGE E NOVA CIDADE A VILA ANDREIA E BAIRRO ARAUJO; DA VILA JARDIM E VILA ADELAIDE AO LETÍCIA E SANTA MARIA.

PARECE QUE FOI ONTEM... QUEM SE LEMBRA?... HAVIA UM RÚSTICO SOBRADO NA RUA CORONEL AGOSTINHO, PERTO DA PRAÇA DR. RAUL BOAVENTURA, QUANDO ALI AINDA PASSAVA BONDE, E NESSE SOBRADO TINHA ALGUMAS SALAS COMERCIAIS. EM DUAS OU TRES SE INSTALAVA O STAF DO NOSSO AMIGO. E FOI ALI, ATRAVÉS DO ZÉ CARLOS VOVÔ, QUE NOS FALAMOS PELA PRIMEIRA VEZ. E A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA ... HOMEM DINÂMICO, INTRÉPIDO, QUE ADMINISTRAVA SUA EMPRESA E SEUS NEGÓCIOS INTUITIVAMENTE. PARECIA QUE TINHA O DOM DA ONIPRESENÇA, TANTOS ERAM OS LUGARES ONDE PODERÍAMOS ENCONTRÁ-LO. SEM CONTAR COM AS APARIÇÕES ESPORÁDICAS DE SUA VOZ NO SEU SISTEMA DE SOM DE CAIXINHAS ESPALHADAS POR TODO CENTRO DE CAMPO GRANDE. AQUILO ERA UMA VERDADEIRA RÁDIO VIVA, COM MÚSICA, PROPAGANDA, ENTREVISTAS, NOTÍCIAS, ETC...

QUE SAUDADE DAQUELA TRUPE QUE INAUGURAVA GRANDES LOJAS, QUE ANIMAVA DESDE COMÍCIOS ATÉ FESTAS INFANTIS, QUE BALANÇAVA OS CORETOS CARNAVALESCOS, QUE PROMOVIA EVENTOS CULTURAIS COMO O GRANDE FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO DOM OTO MOTA, EM SANTA CRUZ. NESSE EVENTO ELE DEMONSTROU SEU TINO EMPRESARIAL: TROUXE NADA MAIS, NADA MENOS QUE JOSÉ FERNANDES E ELKE MARAVILHA, AMBOS JURADOS DO PROGRAMA DE CALOUROS DO CHACRINHA, NA REDE GLOBO. O FESTIVAL FOI "ESTOURO DA BOIADA". SUCESSO TOTAL.

MAS A GARRA E O PROFISSIONALISMO DO NOSSO HOMENAGEADO FICARAM DEMONSTRADOS PUBLICAMENTE NUMA DAS VÁRIAS INAUGURAÇÕES DE GRANDES LOJAS NA BAIXADA FLUMINENSE. SEGUNDO RELATO DE ZÉ CARLOS VOVÔ, TESTEMUNHA OCULAR DO FATO, APÓS UMA QUEDA ACIDENTAL DE UM MONOCICLO O NOSSO AMIGO QUEBROU UM DOS BRAÇOS. FOI AO HOSPITAL E VOLTOU ENFAIXADO E COM TALA. POIS BEM, SUBIU NO MONOCICLO E ALEGROU A GALERA ATÉ O FIM DO EVENTO, SOB UMA SARAIVADA DE APLAUSOS.

ESSE É O NOSSO AMIGO

QUE NÃO TEM O DOM DE SER SANTO,

POIS OS SANTOS JÁ ESTÃO NO CÉU

ESSE TEM O DOM DA SOLIDARIEDADE

AMADO NO NOSSO BAIRRO - CIDADE

NOSSO AMIGO É ALMIR RANGEL.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 11/07/2012
Código do texto: T3772223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.