O CHAPÉU

Antigamente o chapéu era um utensílio tão importante na vida das pessoas sobretudo na vida dos homens.

As mulheres também eram fãs dos chapéus principalmente em eventos como casamentos e festas de gala que tornava suas vestimentas ainda mais elegantes. Este utensílio para os homens tinha outro significado mais amplo no que diz respeito ao seu uso. Segundo alguns historiadores os homens de antigamente eram respeitados por alguns requisitos: O título de nobreza que recebiam tais como, duque, barão, coronel e outros. Também eram respeitados pelo título de doutor que usavam e pelo dinheiro da família. Naquele tempo distante do nosso, os negócios eram feitos entre os homens e não usavam contratos escritos e o que valia era apenas sua palavra e o tamanho do bigode.

Os chamados "coronéis" eram homens ricos, latifundiários e donos de muita empáfia e arrogância e faziam uso dos chapéus para demonstrar que eram poderosos e sentiam-se como que reis debaixo de suas coroas.O chapéu foi criado a priori para a proteção da cabeça diante das intempéries tendo como prerrogativa masculina, haja vista que o homem era responsável pela defesa da tribo ou clã, sendo mais tarde estendido para a caracterização dos níveis sociais: Os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo. Tempos mais tarde os "coronéis" de nossa história usavam seus chapéus para demonstrar o poder que tinham perante a sociedade.

No futebol temos também o famoso chapéu quando o jogador chuta a bola acima da cabeça do adversário e a torcida grita: “Olé”. No México é conhecido como sombrero chapéu de abas enormes e coloridos.

Já na política moderna têm muitos políticos que nesta época estão tomando grandes “Chapéus” de seus partidos, de seus correligionários e daqueles que se diziam verdadeiros amigos, ou seja estão sendo traídos em negociatas feitas às escuras visando lucros de qualquer espécie. Existem cidades que não têm representatividade política na esfera estadual e federal onde seus prefeitos vivem com chapéu na mão esperando alguma “esmola política” para realizar alguma grande obra! Alguns políticos de carteirinha negociam não mais com base no tamanho de seus bigodes como outrora e sim no tamanho do chapéu que vão dar no adversário, negociam cargos e apoios para eleições futuras.

Que possamos em ano eleitoral agirmos com a cabeça, assim como o rei sábio usa sua coroa em benefício de seus súditos; assim como o bispo usa sua mitra para anunciar a Boa Nova aos seus fiéis; Usemos o chapéu da inteligência para votarmos naqueles que pensam em usar a cabeça não para colocar apenas um adorno para se proteger do sol forte e mostrar sua arrogância, mas sim votemos naqueles que têm o compromisso de usar a cabeça para dar “á luz” a novas ideias em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e mais humana, vamos dar um basta e um "olé" naqueles que usam da política em benefício próprio e votemos com responsabilidade naqueles que buscam a vida em plenitude para todos.

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 12/07/2012
Reeditado em 11/09/2017
Código do texto: T3774333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.