O morador de rua e um tesouro no meio do caminho!

Havia um casal que vivia sem eira nem beira. Não se sabe o porquê, mas estavam ali revestidos pela miséria. Seu único teto era uma ponte próximo a um viaduto. O que comiam no almoço às vezes sobrava para o jantar. Viviam das migalhas do destino. Não se sabe ao certo, mas sua média salarial era de 15 reais ao dia. E com muito suor, pois catavam lixo para sobreviver. E morar debaixo de um viaduto durante a estação mais fria do ano não era para qualquer um. Nesta época alguns bons corações surgem e fazem doações. De fome eles não morriam, mas de frio, talvez! Pois existe um frio que congela o coração e a alma. Um frio que assusta! Pessoas que ignoram essa realidade e não fazem nada para modificá-la. E para engrossar o caldo há aqueles filhos da hipocrisia que com tamanha frieza são capazes de violentar o que o destino por si só já violenta. Moradores de rua que são atacados e covardemente agredidos pelo simples fato de serem moradores de rua. É a miséria alheia que incomoda.

Certo dia caminhavam cumprindo sua rotina diária, quando surgiu um lindo arco-íris no meio do caminho. O casal continuou caminhando até o fim do arco-íris e encontraram um "pote de ouro". Ali havia o suficiente para um bom tempo sem passar fome e frio. Mas apesar das condições em que se encontravam recusaram o tesouro. Um deles lembrou-se do ensinamento de seus pais e, meio que assustados foram a procura do dono daquele "pote de ouro". Por um instante a dona miséria sussurrou em seus ouvidos: Tolos, aproveitem! Usufruam do manjar dos deuses! E do outro lado uma voz mansa e doce dizia: Filho, nunca pegue nada que não lhe pertença. Se encontrar algo devolva ao dono! O que fazer com aquele pequeno tesouro? Foi então que resolveram procurar a polícia e ali deixaram. Surpresos com aquela atitude tão nobre e rara de se ver, os policiais fizeram questão que o mundo inteiro soubesse. E a partir dali o "pote de ouro" tomava forma e iniciava-se uma grande magia. Um simples gesto transformaria a vida daquele casal para sempre. Abrir mão de um tesouro que não lhes pertencia foi o maior tesouro encontrado por todos. A dignidade deles foi restaurada. Não havia mais ninguém que passasse por eles e fingiam não vê-los. Todos faziam questão de cumprimentá-los pela lição de vida que ensinaram. A honestidade é a maior riqueza que um homem pode possuir!